DER publica empresa vencedora de licitação para obras de revitalização da saída de Campo Mourão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nessa segunda-feira (30), a empresa vencedora da licitação da duplicação da PR-317 e da PR-840 no perímetro urbano de Campo Mourão, na saída para Peabiru e nas proximidades do aeroporto municipal. A Pedreira Itaipu, de Campo Mourão, venceu o certame apresentando a proposta com menor valor: R$ 40,8 milhões. De acordo com o DER, cinco empresas concorreram ao processo apresentando propostas.

O trecho tem início a partir da duplicação já existente da PR-317 e segue até o entroncamento com a Avenida Comendador Norberto Marcondes, em uma extensão de 3,7 quilômetros. Serão duas faixas novas de 3,6 metros cada uma, com acostamento externo de 2,5 metros, e separadas das pistas existentes por barreiras de concreto New Jersey.

A obra prevê a implantação de vias marginais, três rótulas e a restauração do pavimento atual. As interseções em nível (rótulas) estão previstas entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut, no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão, e no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840.

A obra também contempla serviços de drenagem e obras de arte correntes, como bueiros simples tubulares de concreto, drenos, sarjetas, boca de lobo, poços de visita, entrada e descida d’água; iluminação viária com postes de aço e postes de concreto com luminárias LED de 200W; sinalização horizontal, sinalização vertical, defensas simples, pórticos, semi-pórticos, tachas e tachões refletivos; calçada para pedestres e ciclovia. O pavimento existente receberá serviços de fresagem, além de nova sinalização, bem como demais melhorias necessárias.

As vias marginais também terão duas faixas, com largura variando de acordo com a disponibilidade da faixa de domínio, e separadas da pista central por canteiros. A pavimentação será executada com sub-base de macadame seco, base de brita graduada simples e faixa de rolamento em concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ).

Em recente agenda em Campo Mourão, o Governador do Paraná, Ratinho Junior comentou sobre a obra. “Será a maior obra de Campo Mourão desde a construção do contorno feito pelo Governo Federal há 30 anos atrás”, destacou ao afirmar que será uma obra ‘transformadora’. Segundo ele, a duplicação propiciará a criação de um corredor de entrada mais moderno no município, duplicado, com pista marginal, ciclovia e iluminação de led. “Vai criar um corredor de indústrias para quem vem de Maringá ou sai de Campo Mourão para Maringá”, falou.

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, também falou sobre a importância do investimento para a cidade e destacou a parceria do Governo do Estado com o município. Ele lembrou que a obra foi inclusive usada no passado como promessa de campanha política. “Mas só agora está saindo do papel. Vai mudar a cidade e passar outra visão para os visitantes que chegam pela saída para Maringá”, frisou ao ressaltar que projeto passou por várias etapas, tendo de ser refeito, demorando para ser aprovado.

Prazo da obra

Os recursos para a elaboração dos projetos e execução da obra são do Programa Avança Paraná. O prazo para execução do contrato será de 630 dias, após concluídos todos os trâmites e assinada a ordem de serviço, sendo os primeiros 180 dias para apresentação dos projetos e 450 dias para a execução da obra.

A medida que os projetos forem aprovados pelo DER/PR, já terão início alguns dos serviços da duplicação. O anteprojeto de engenharia foi doado pela Prefeitura Municipal de Campo Mourão e atualizado pelo DER/PR para ser utilizado na elaboração do edital.