Dia de São Cristóvão terá bênção de veículos em dois pontos da cidade

O Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas (comemorado no próximo sábado, 25 de julho) será marcado em Campo Mourão por uma bênção de veículos e motoristas em dois pontos da cidade, em horários diferentes. Pela manhã, das 10 às 12 horas, será no trevo da Perimetral Tancredo Neves com a Estrada Boiadeira (saída para Cruzeiro do Oeste). À tarde, das 16 às 18 horas, receberão a bênção os motoristas que passarem pela ponte sobre o Rio do Campo, no acesso ao Jardim Araucária. 

Assim como em anos anteriores, a bênção será feita pelo padre Gaspar Gonçalves da Silva, da Paróquia São Francisco de Assis. “Queremos tornar esse momento sagrado uma tradição em nosso bairro e na cidade e ficaremos muito honrados com a participação de quem puder passar por lá nesses horários”, disse o padre Gaspar. Uma imagem de São Cristóvão será conduzida até o local. 

O dia do motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão por coincidir com a missão do santo, que segundo a devoção católica se tornou conhecido por ajudar pessoas a atravessarem um perigoso rio. Até que um dia teria atravessado o próprio menino Jesus nos ombros, o que é simbolizado na imagem do santo. Cristóvão significa “aquele que carrega o Cristo”.

Segundo a história, Cristóvão era filho de um rei pagão que o dedicou ao deus grego Apolo. Muito grande e forte, um dia se converteu à fé cristã por influência de um eremita. E assim, por sua força e tamanho, passava os dias ajudando as pessoas a atravessarem o rio até conhecer o próprio Jesus. Após sua morte foi reconhecido pela igreja como santo e se tornou o padroeiro de quem trabalha com transportes, dos peregrinos e dos viajantes.