Dia Nacional do Campo Limpo terá ação social na Escola Eroni Maciel

A Escola Municipal de Campo Mourão, Eroni Maciel, no jardim Pio XVII, será contemplada nesta sexta-feira (16), com uma ação social promovida pela Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita), em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado no domingo (18).

A ação terá início a partir das 13h30, envolvendo professores, estudantes e servidores em geral da escola. Durante a ação, os participantes farão o plantio de espécies arbóreas e paisagismo na calçada de acesso a escola. A Adita vai doar as mudas. A ação terá o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Campo Mourão, que vai auxiliar no plantio das mudas para assegurar os padrões do município, como abertura de covas, espaçamentos, entre outros requisitos. Já o plantio das mudas será feita em conjunto com as crianças da escola.

Segundo os organizadores da ação, o objetivo do projeto é fazer a revitalização do espaço, visando melhorar a condição de vida dos alunos e da comunidade do entorno.

Com o tema Juntos, semeando o campo limpo, esta será a 15ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo. Como parte da programação, haverá atividades na sexta-feira também com alunos da Escola Municipal Narciso Simão, do distrito de Piquirivaí, às 9 horas. Mais de 200 pessoas, entre estudantes e professores são esperados para o evento, que também terá o plantio de mudas, entre outras ações.

O Dia Nacional do Campo Limpo promove o envolvimento de agricultores, canais de distribuição, fabricantes, poder público e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV). A celebração da data já reuniu cerca de um milhão de pessoas em todo o Brasil, desde sua primeira edição em 2005.

A data reconhece a importância do envolvimento de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público – para o sucesso do Sistema, que tem o INPEV como núcleo de inteligência. Além de Campo Mourão, outras 99 centrais de recebimento de 22 estados brasileiros comemoram durante este mês o sucesso do programa brasileiro de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

O Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas) tem resultados expressivos a comemorar. São mais de 500 mil toneladas de embalagens corretamente destinadas desde 2002, quando o programa entrou em operação. Ao retirar dos campos 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas, o Brasil se mantém como líder mundial em destinação adequada desse material.

As inúmeras atividades representam uma oportunidade para a comunidade conhecer o trabalho do Sistema Campo Limpo. Também contribuem para aumentar a conscientização e o envolvimento de todos em nosso programa, cada vez mais bem-sucedido em cuidar do meio ambiente e manter o campo limpo, destaca João Cesar M. Rando, diretor-presidente do INPEV.

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.