Diocese de Campo Mourão terá Cáritas, uma instituição de promoção social

A diocese de Campo Mourão vai apresentar oficialmente nesta quinta-feira (9), a fundação da Cáritas, uma instituição de promoção e atuação social em defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. A entidade, que é um organismo da CNBB, vai funcionar no mesmo imóvel onde fica a Pastoral da Criança (Avenida Irmãos Pereira).

O presidente, padre Gaspar Gonçalves, explica que a Cáritas significa caridade ou solidariedade. Atua em defesa da vida e na construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. Membros das paróquias da diocese e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) integram a entidade.

“A constituição da Cáritas Diocesana ocorreu após um ano de trabalhos realizados em prol da população migrante, refugiada e apátrida residente nas cidades de Campo Mourão, Ubiratã e Goioerê dentro da região territorial da Diocese, sobretudo nas questões de regularização migratória e capacitação profissional”, explica o padre Gaspar.

As áreas de atuação representam a diversidade de atividades em várias áreas e temas abrangentes na realidade do mundo contemporâneo. O padre explica que a missão da Cáritas é “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver,
sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.

Fundada no Brasil em 1956, a Cáritas Brasileira faz parte da Rede Caritas Internationalis, presente em 165 países e territórios. Atualmente conta com 176 entidades-membro espalhadas por todo país. A Regional Paraná foi fundada em 22 de maio de 2009, em São José dos Pinhais.