Do transporte ao concerto: Truckdoor aposta na inclusão pela música em Campo Mourão

Campo Mourão completa neste 10 de outubro 78 anos de emancipação político-administrativa. E muito do desenvolvimento do município se deve a empresas que acreditam no seu potencial. São organizações que vão além da geração de emprego e renda e assumem também compromissos sociais — pilares fundamentais para transformar a comunidade. Entre elas está a Truckdoor Transportes e Logística, fundada há 10 anos pelo empresário Theodoro Andrade Filho.

Desde março de 2023, a Truckdoor mantém o Projeto Sócio-Musical Opendoor, iniciativa que vem transformando a vida de crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Campo Mourão por meio da música clássica. “Acredito que todo empresário deve pensar além da geração de emprego e renda. Deve ser um transformador social. É isso que buscamos com o projeto”, afirma Theodoro Filho, idealizador da ação.

As aulas são realizadas no contraturno escolar, duas vezes por semana

O projeto é coordenado pelo professor e maestro Saulo Tavares. Ele explica que a ação busca formar não apenas futuros músicos, mas também cidadãos conscientes. O programa oferece aulas gratuitas de violino, viola de arco, violoncelo e teoria musical para jovens de 10 a 13 anos, preferencialmente matriculados no 6º ano do ensino fundamental.

“As aulas são realizadas no contraturno escolar, duas vezes por semana, com duração de uma hora, organizadas em turmas por nível. O curso tem duração de dois anos, tempo suficiente para que os alunos completem o nível iniciante”, detalha o maestro.

Para incentivar a frequência, o projeto disponibiliza professores capacitados, material didático, instrumentos durante o curso e até uma cesta básica mensal para o estudante que mantiver 100% de presença. Ao final, quem cumprir pelo menos 70% do conteúdo recebe um instrumento musical como incentivo à continuidade.

Atualmente, o Opendoor conta com 22 alunos ativos, mas já impactou a vida de 44 crianças e adolescentes

Atualmente, o Opendoor conta com 22 alunos ativos, mas já impactou a vida de 44 crianças e adolescentes. “O objetivo é provocar, a médio e longo prazo, mudanças significativas nas estruturas sociais e na formação de valores das comunidades atendidas”, diz Saulo.

De acordo com o maestro, a proposta vai além do ensino musical. “A iniciativa mostra que a música, quando aliada à educação e ao compromisso social, pode se tornar uma ferramenta poderosa de inclusão e transformação.”

Orquestra Opendoor: continuidade para os talentos

Como desdobramento do projeto, foi criada a Orquestra Opendoor, que permite aos alunos formados seguir desenvolvendo as habilidades adquiridas. “A orquestra atua também na democratização do acesso à música de concerto na região de Campo Mourão”, explica Saulo. O grupo conta hoje com 26 músicos voluntários, ensaiando aos sábados, às 13h30. O público pode acompanhar as apresentações pelo Instagram: @projetoopendoor.

Entre os integrantes, dois são alunos do projeto, o que demonstra o sucesso da iniciativa em transformar aprendizado em oportunidades reais. “Todos os voluntários compartilham o propósito de inspirar crianças e jovens, além de ampliar o acesso à música clássica na região”, destaca o regente.

O grupo conta hoje com 26 músicos voluntários. Entre os integrantes, dois são alunos do projeto

Truckdoor: de pequena transportadora a gigante do setor

A Truckdoor nasceu em Campo Mourão em 2012, com apenas dois caminhões. A determinação de Theodoro Filho e a seriedade na gestão fizeram a empresa crescer e tornar-se uma das referências nacionais em transporte e logística. Atualmente, a frota é composta por 62 caminhões — entre bitrens, bicaçambas, rodotrens e siders — e a empresa presta serviços para grandes companhias, como a Coamo, maior cooperativa da América Latina, e a Colacril, entre outras.

“Não transportamos apenas cargas, mas sim o progresso do nosso país”, resume o empresário, destacando também a preocupação com a segurança dos motoristas, que recebem treinamento e dirigem veículos de última geração.

Vista aérea da Truckdoor. Empresa que começou com apenas dois caminhões hoje tem uma frota composta por 62

Compromisso ambiental

Além da atuação social, a Truckdoor investe em sustentabilidade. A base da empresa utiliza energia solar fotovoltaica e conta com um sistema de cisternas que reaproveita mais de 10 mil litros de água da chuva. A empresa gera mais de 80 empregos diretos e centenas de indiretos. “Fazer parte do crescimento de Campo Mourão é um orgulho para todo o nosso time”, afirma Theodoro.

Posto Andrade: tradição que atravessa gerações

Além da Truckdoor, Theodoro Filho administra o tradicional Posto Andrade, fundado pelo pai, Theodoro Andrade (in memoriam), em 5 de janeiro de 1965. O posto mantém até hoje o mesmo CNPJ de fundação e é o mais antigo da cidade sob o mesmo comando familiar.

A empresa, que começou em tempos desafiadores — quando combustível vinha de São Paulo e as ruas eram de terra —, consolidou-se como referência regional. Atualmente, emprega cerca de 35 funcionários e abastece 600 mil litros de combustíveis por mês.

“O trabalho do meu pai foi pautado em honestidade e respeito. É um orgulho manter essa tradição e fazer parte da história de Campo Mourão”, diz Theodoro.

A empresa, que começou em tempos desafiadores — quando combustível vinha de São Paulo e as ruas eram de terra —, consolidou-se como referência regional

Posto Macuco: qualidade que move você

Theodoro Filho mantém também o Posto Macuco, já há 7 anos no mercado. A empresa fica localizada na Rua Pioneiro Alberto Tanigut, nº 34, às margens da rodovia PRC-158, na saída para Maringá. O Macuco é sinônimo de confiança e excelência.

Com combustíveis de alta qualidade e atendimento diferenciado, o posto gera 15 empregos diretos e reafirma seu compromisso com a satisfação dos clientes. “Nosso objetivo é oferecer sempre o melhor, com produtos de qualidade e atenção especial a cada cliente”, destaca o empresário, ao lembrar que o posto dispõe também da gasolina Podium, combustível de alta performance da Companhia BR, e uma loja BR Mania, premiada a nível nacional.

Empresário mantém também o Posto Macuco, já há 7 anos no mercado