Há 61 anos, Carreira Supermercado contribui para o desenvolvimento de Campo Mourão
Em 1964, o jovem município de Campo Mourão, com apenas 17 anos de emancipação política, via nascer um comércio que se tornaria parte de sua própria identidade: o Carreira Supermercado. Fundado pelos irmãos portugueses Antônio (em memória) e Armindo Marques Carreira, o empreendimento familiar permanece ativo há 61 anos, sendo o supermercado mais antigo ainda em funcionamento na cidade.
Desde a sua origem, o Carreira acompanhou de perto e contribuiu para a evolução de Campo Mourão, que hoje passa dos 100 mil habitantes. Por isso, nesta sexta-feira (10), também celebra os 78 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Para marcar a data e destacar uma trajetória que, há muitos anos, se entrelaça com a do próprio município, a família Carreira resgatou os primeiros capítulos da história do supermercado até os dias atuais.

Hoje, o Carreira é administrado por Armindo e pelos filhos de Antônio – Paulo, Carlos e Marcelo –, e segue como exemplo de tradição, resiliência e adaptação ao longo das décadas. O endereço continua o mesmo: a tradicional Avenida Goioerê, nº 459, no centro da cidade.
Evolução acompanhando a cidade
Desde seus primeiros anos como um armazém de balcão, em que os atendentes buscavam nas prateleiras os produtos para os clientes, e as vendas eram somadas manualmente, o Carreira vem acompanhando a evolução da cidade.
Paulo Carreira, sócio-proprietário, relembra que, na década de 1970, iniciou-se em São Paulo o autosserviço, que logo se espalhou para outros estados, chegando ao interior. “O cliente já tinha o acesso direto ao produto, e muitas vezes, a mercadoria era embalada no jornal”, explica o empresário.
Na época, a empresa ainda utilizava registradoras mecânicas e livros de preços para controlar mercadorias, processos que evoluíram com a chegada de código de barras e sistemas eletrônicos de gestão, agilizando as vendas e o controle de estoque. Atualmente, o Carreira conta com uma estrutura moderna, com 2 mil metros quadrados de área de venda, e cresceu junto com Campo Mourão.

De bicicleta à frota moderna
A logística também mudou com o passar do tempo. Nas décadas iniciais, as entregas eram feitas com bicicletas e uma antiga Ford F75, principalmente para clientes da área rural. Hoje, o Carreira conta com duas vans Mercedes-Benz Sprinter para entregas, além de um amplo estacionamento coberto, acompanhando o desenvolvimento da malha urbana e o novo perfil dos consumidores.
“Nós sempre buscamos oferecer o melhor aos nossos clientes, desde o início. As mudanças ao longo do tempo foram acontecendo, e sempre fomos evoluindo e se adaptando para melhor atender a quem nos prestigia”, afirma Paulo.

Crises e superações
No decorrer de mais de seis décadas, o supermercado enfrentou momentos desafiadores, como as sucessivas trocas de moeda e a inflação galopante dos anos 1980. Mais recentemente, teve que se adaptar às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, em 2020.
“Fomos obrigados a fechar as portas e limitar a entrada de clientes, conforme determinava a lei. Mas nós nos adaptamos. Fomos pioneiros em medidas de segurança e higiene, como instalar uma pia externa e disponibilizar álcool em gel”, destaca o empresário.

Tradição familiar e legado
O Carreira Supermercado é, antes de tudo, um negócio de família. Desde que os irmãos portugueses transformaram uma quitanda em supermercado, a empresa se manteve sob administração familiar. Hoje, além dos sócios-proprietários, fazem parte da equipe Sandra Carreira (esposa de Paulo), Pedro Arthur Carreira (filho de Paulo e Sandra) e Victor Emanuel Carreira (filho de Carlos). Ao todo, cerca de 90 funcionários trabalham no local.
Para a família Carreira, a longevidade do supermercado se deve à confiança dos clientes e aos valores mantidos desde a fundação: trabalho, honestidade e preço justo. “Estamos aqui há 61 anos sempre cuidando e evoluindo para melhor atender nossos clientes”, finaliza Paulo Carreira, com orgulho.








