Doação de sangue entre as ações do TG para marcar Dia do Soldado

Nesta quinta-feira (12), mais 10 atiradores do Tiro de Guerra de Campo Mourão estiveram no Hemonúcleo para colaborar com a Campanha de Doação de Sangue. “As doações são realizadas por instrutores e atiradores como parte das atividades do Dia do Soldado, que será comemorado em 25 de agosto”, explica o comandante do TG, 1º sargento Jarbas Renê Gonçalves, que também fez a doação.

Segundo ele, a iniciativa também integra a campanha “Ajudar está no nosso sangue”, instituída pelo Exército Brasileiro. “Por conta das restrições da pandemia estamos agendando 10 atiradores por semana, toda quinta-feira”, explicou o comandante, ao lembrar que a ação faz parte da conscientização e formação dos jovens como integrantes da comunidade na qual vivem.

Além do comandante, até agora 18 atiradores já doaram sangue e na próxima semana um instrutor e mais 9 jovens estão agendados. “A intenção é que todos doassem, mas sabemos que nem todos estão aptos, já que alguns fizeram tatuagens ou por questões de saúde no momento. Mas creio que vamos atingir 85 por cento da turma de 100”, relata.

A colaboração do TG, segundo a farmacêutica e bioquímica Maria Luzia Salvador, veio num momento em que os estoques atingiram estado crítico, principalmente do tipo O Negativo. “Graças ao apoio da imprensa na divulgação vários doadores agendaram, além desse importante apoio do Tiro de Guerra”, ressaltou, ao acrescentar que os estoques de RH negativo ainda estão em baixa.

Ele explica que o Hemonúcleo consegue atender 25 candidatos a doação de sangue por turno. “A unidade está preparada para receber todos os doadores com segurança, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid”, assegura. Cada bolsa de sangue, de 450 ml, salva até quatro vidas.

Doadores que tomaram a vacina contra Covid devem estar pelo menos sete dias para fazer a doação. Quem já teve Covid e se recuperou pode doar o plasma para ajudar no tratamento de pessoas com a doença. O agendamento pode ser feito pela internet (https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue) ou pelo telefone (44) 99878-3811 (Whatsapp).