Doações de sangue sofrem queda de até 30% no Hemonúcleo de CM

Neste início de ano, período em que uma grande parte da população viaja de férias, o Hemonúcleo de Campo Mourão vê as doações diminuírem significativamente, chegando a uma redução de até 30%. A situação não só preocupa, como compromete os estoques de sangue da unidade, que atende hospitais do município e região.

Conforme Michele Berbet, chefe do Hemonúcleo, justamente nesse período do ano a demanda aumenta. Ela diz que os meses de janeiro e fevereiro são os meses em que o banco de sangue registra as maiores quedas nas doações. Até o momento, o estoque está controlado, mas a demanda tem sido sempre alta, observou.

O hemonúcleo tem capacidade para coletar até 60 bolsas diariamente de sangue, mas neste período, o número dificilmente tem chego a 15. “É uma redução drástica e preocupante. Estamos sempre fazendo contato com os doadores solicitando que continuem com as doações. Neste período intensificamos ainda mais as buscas”, disse. A doação de sangue no hemonúcleo é feita por agendamento no site www.saude.pr.gov.br/doacao ou pelo WhatsApp: (44) 99878 3811.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, que estejam pesando mais de 50 kg e em boas condições de saúde. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml.

Homens podem fazer até quatro doações de sangue por ano. Já as mulheres, três. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para o público masculino e de três meses para o feminino.

Serviço
Os doadores devem agendar horário para atendimento pelo site: www.saude.pr.gov.br/doacao ou pelo Whatsapp (44) 99878-3811.