Duas clínicas que examinavam condutores foram fechadas pelo Detran em Campo Mourão

Das cinco clínicas que até o ano passado prestavam serviços para o Detran-PR em Campo Mourão, apenas três continuam credenciadas. Desde o início do ano, duas foram fechadas, após denúncias de usuários sobre condutas irregulares nas avaliações. As denúncias foram constatadas por fiscais do Detran-PR. 

“Recebemos diversas denúncias, que foram checadas e constatadas. O Detran mantém sigilo porque o processo ainda está na esfera administrativa com direito de recursos”, explica o chefe da 8ª Ciretran, Leandro Cristiano da Silva. Informações extra-oficiais, porém, dão conta que candidatos eram reprovados irregularmente para ter que pagar novos exames.

O chefe da unidade local não confirma essa informação, mas admite que vários usuários tiveram que ser ressarcidos. “Existe um padrão a ser seguido que não foi respeitado e por isso o atendimento foi suspenso. As clínicas estão ligadas a um órgão público, recebem para prestar um serviço que o usuário também paga, por isso tem que atender o cidadão com respeito e dentro das normas legais”, pondera Leandro.

Ele ressalta que além das clínicas o Detran também fiscaliza os serviços prestados por despachantes e centros de formação de condutores. “Além de monitorar os alunos temos que ficar atentos aos procedimentos feitos, acompanhar se os alunos realmente estão frequentando o curso e averiguar denúncias”, complementa.

A contratação das clínicas que avaliam candidatos a condutores, segundo ele, é feita por credenciamento, onde são exigidos vários documentos, analisados pela central, em Curitiba. Segundo Leandro, mesmo com o descredenciamento das duas clínicas, por enquanto o Detran não pretende contratar outras. “As três credenciadas estão dando conta da demanda”, justifica. Das clínicas credenciadas, uma atende na  Rua Brasil e duas na Avenida Nei Braga. 

Ciretran

Por conta da pandemia de Coronavírus, os prazos para serviços do Detran foram estendidos, como processos de primeira habilitação, que de 12 foram para 18 meses. Outra flexibilização foi o direito do condutor dirigir mesmo com CNH vencida nesse período de pandemia.

Os serviços na 8ª Ciretran são feitos por agendamento, respeitando normas para evitar aglomeração. Já os cursos de reciclagem para quem teve a CNH suspensa podem ser feitos nos centros de formação ou mesmo pela internet.