“É obrigação da população procurar a vacina”, diz Regional sobre campanha

O chefe da 11ª Regional da Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, faz um apelo à população, especialmente ao público alvo da campanha contra poliomielite e multivacinação, para que procure os postos de saúde para se imunizar. Segundo ele, é obrigação da população procurar a vacina. O alerta é também para que os pais levem seus filhos para tomarem as doses

A campanha de imunização foi aberta nessa segunda-feira (28) e prossegue até o dia 30 de outubro. Junto a imunização contra pólio acontece também a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente menores de 15 anos de idade. 

Na região de Campo Mourão, a 11ª Regional de Saúde espera imunizar 17.146 crianças da faixa etária entre 12 meses a menores de 5 anos contra poliomielite. A meta é vacinar 95% do público alvo. Siqueira alertou que que somente com a vacinação a população estará protegida de várias doenças preveníveis, como o sarampo, poliomielite, febre amarela, entre outras.

De acordo com a Regional, todos os municípios da região estão abastecidos com doses da vacina. Segundo Siqueira, a Regional de Saúde está reforçando junto aos municípios a importância da intensificação da vacina fazendo a busca ativa do púbico alvo. 

A baixa cobertura vacinal contra poliomielite é preocupante na Comcam. Nesta época do ano, conforme Siqueira, a vacina deveria ter alcançado no mínimo 70% do público alvo. No entanto, em alguns municípios não alcançou nem 50%. 

Pólio

A campanha contra a Poliomielite é dirigida a crianças a partir de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A população desta faixa de idade estimada no Paraná é de 583.962 crianças. A vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança.

A poliomielite é causada por vírus, pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. A vacinação é a única forma de prevenção.

Multivacinação 

A Campanha de Multivacinação oferta vários tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade como: BCG, que previne as formas graves de tuberculose;  Pentavalente,  que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B;  Rotavírus Humano, contra a diarreia;  Pneumocócica 10 , contra a pneumonia meningite e otite;  Meningocócica C e ACWY, que previne contra meningites; Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; vacina HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens;  vacinas da Hepatite A e Hepatite B e ainda a vacina contra a Febre Amarela.