Educere: projeto de dança é reformulado e conquista espaço em festival nacional
Neste ano de 2025, o tradicional Projeto de Dança da Fundação Educere, em Campo Mourão, foi reformulado e passou a ser uma escola especializada, com nome e conceito renovados: A2 Studio – Ballet Educere. Sob a coordenação da fisioterapeuta e bailarina Ana Molina, o projeto assume uma nova identidade, mantendo sua essência artística, mas com uma proposta pedagógica ainda mais ousada e técnica.
Com formações internacionais na área da dança e um currículo sólido em fisioterapia, Ana liderou a transição que trouxe uma nova grade curricular, uma equipe técnica reformulada e a adoção de uma metodologia italiana voltada ao ensino do ballet clássico para crianças a partir dos 3 anos. O novo formato foca a formação integral das bailarinas, unindo disciplina, técnica, saúde e expressão artística.
Os resultados dessa transformação já podem ser vistos: o A2 Studio conquistou diversas premiações no Festival Eden, realizado no dia 4 de maio, em Londrina, e teve quatro coreografias selecionadas para o Festival de Dança de Joinville, que acontecerá em julho – evento reconhecido como o maior do mundo no segmento.

Entre os destaques no Eden estão: 1º lugar para o solo juvenil, nas categorias ballet de repertório, ballet clássico e livre; 1º lugar para o conjunto juvenil contemporâneo; 1º lugar para o solo adulto, ballet clássico. Além disso, o estúdio também foi premiado com trabalhos infantis e adultos em modalidades como o neoclássico.
Já em Joinville, que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de julho, o A2 Studio alcançou um feito inédito: a seleção de um grupo infantojuvenil com coreografias nas modalidades ballet neoclássico, contemporâneo e clássico de repertório. As bailarinas Ana Beatriz de Oliveira, Ana Clara Bonifácio, Camilly Kerche Fernandes, Giovanna Caires, Sarah da Rocha Corrêa e Vitória Padilha Leite foram as escolhidas para representar Campo Mourão no evento, que reúne talentos de todo o mundo.
A coordenadora do projeto, Ana Molina, expressa sua emoção. “Ver nossas alunas reconhecidas em palcos tão importantes é a realização de um sonho coletivo. O A2 Studio é fruto de muito trabalho, amor à arte e dedicação. A participação em Joinville representa não apenas uma conquista técnica, mas também uma vivência cultural transformadora para nossas bailarinas e para nossa cidade”, disse.
O reconhecimento nacional e internacional conquistado pelo A2 Studio – Ballet Educere – é uma forma de reafirmar o potencial artístico de Campo Mourão e destacar a importância de iniciativas que promovem a formação cultural desde a infância.

Serviço
Para viabilizar a participação das bailarinas no Festival de Dança de Joinville, o projeto está em busca de parcerias e apoios para os custos de viagem. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 99883-5727.