EJA abre matrículas a partir desta segunda-feira para ensino presencial

Estarão abertas a partir da próxima desta segunda-feira (17) as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino presencial- para o 2º semestre de 2019. Interessados devem procurar uma escola estadual que ofereça a modalidade ou um dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) até o dia 28 deste mês. Em Campo Mourão, as seguintes instituições oferecem a EJA: CEEBJA; Colégio Estadual Antonio Teodoro de Oliveira, e Colégio Estadual Ivone Soares Castanharo.

O ensino é oferecido ainda nas cidades de Araruna (Colégio Estadual 29 de Novembro); Barbosa Ferraz (Colégio Estadual Luzia Garcia Villar); Campina da Lagoa (CEEBJA Emanuel); Engenheiro Beltrão (CEEBJA Elias Abrahão); Iretama (Colégio Estadual Anibal Khury); Mamborê (Colégio Estadual João XXIII); Peabiru (Colégio Estadual 14 de Dezembro); e Roncador (Colégio Estadual Ulysses Guimarães).

A EJA é ofertada na rede estadual a toda pessoa que deseja voltar à sala de aula para obter sua certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, com metodologia e materiais didáticos específicos para melhor atender a esse público. É um momento oportuno aos adolescentes, jovens, adultos e idosos retomarem seus estudos a fim de concluí-los para ampliação dos conhecimentos científicos, como também na perspectiva de uma melhor posição no mercado de trabalho”, comentou a coordenadora da EJA do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, Katiussa Micele Canola.

Para realizar a matrícula é necessário o interessado levar original e fotocópia de documento de identificação, comprovante de residência, comprovante de escolaridade anterior, e ter no mínimo 15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio. O aluno constrói sua grade curricular da maneira que for mais adequada, podendo se matricular em até quatro disciplinas de cada vez.

No Ensino Fundamental as disciplinas são: Arte, Educação Física, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa e Matemática. No Ensino Médio: Arte, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. A matrícula e as aulas são gratuitas.

Para concluir os estudos na Educação Básica, o estudante da EJA pode aproveitar os resultados do ensino regular que tenha cursado previamente, mediante apresentação de histórico escolar. Ele também pode aproveitar resultados dos Exames da EJA Online da Secretaria da Educação do Paraná, do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anteriores a 2017.

De acordo com o NRE, a faixa etária dos estudantes vai dos 15 anos aos 70 anos. A maioria deles são trabalhadores em busca de uma melhor qualificação, mas também há mães de família retomando seus estudos, e pessoas que estão sem emprego e desejam aumentar suas possibilidades no mercado de trabalho.