Em 15 dias, chuvas em Campo Mourão já superam média esperada para todo o mês de junho

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que possui uma das suas 27 estações meteorológicas em Campo Mourão, divulgou nesta segunda-feira (16) um balanço de chuvas referente à primeira quinzena de junho. Segundo os dados, já choveu mais que o esperado para todo o mês.

De acordo com o Simepar, a média climatológica prevista para junho era de 88,4 milímetros, mas já foi ultrapassada em 37%, atingindo 141,4 mm nos primeiros 15 dias do mês — um excedente de 52,6 mm. As últimas chuvas ocorreram na madrugada de domingo (15).

👉 Confira a lista de grupos de WhatsApp de Campo Mourão

Conforme o boletim meteorológico divulgado nesta segunda, após a passagem de uma frente fria sobre o Paraná, uma massa de ar frio e seco se estabeleceu sobre a metade sul do estado. Nessa região, as temperaturas mínimas devem ficar abaixo dos 10 °C ao amanhecer, podendo chegar a 3 °C em municípios próximos à divisa com Santa Catarina. Nas demais regiões, as temperaturas tendem a se elevar.

Em Campo Mourão e região, o tempo deve permanecer firme e ensolarado até quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi. Já na sexta-feira (20), estão previstos 3,7 mm de chuva no município. O sol volta a aparecer no sábado e domingo (dias 21 e 22), com mínimas entre 12ºC e 16ºC e máximas entre 18ºC e 24ºC. Uma nova onda de frio está prevista para o fim do mês, entre 27 e 30 de junho, quando os termômetros devem marcar até 7ºC.


Início do inverno

O inverno começa oficialmente às 23h42 da próxima sexta-feira (20) e vai até o dia 22 de setembro. Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, a última semana do outono será marcada por grande amplitude térmica, com manhãs geladas e tardes mais quentes.

“O tempo muda mesmo somente durante o feriado de Corpus Christi, e mesmo assim em apenas algumas regiões: entre o Oeste, Sudoeste e parte do Sul paranaense. Uma nova frente fria consegue evoluir pelo sul do Brasil e rompe esses dias mais estáveis, provocando chuva nessas regiões. Na virada de quinta para sexta, o tempo muda também nas outras áreas, com aumento de nuvens e chuva localizada”, disse Jacobsen.