Acicam: Em eleição acirrada, Francisco Viúdes vence Fernando Mizote por 265 a 245 votos

Em uma eleição bastante acirrada, o empresário Francisco Viúdes, encabeçando a chapa “Experiência e Inovação”, venceu Fernando Mizote por 265 a 245 votos (51,6% dos votos), à presidência da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam). Ele tem como vice-presidente Fabiola Cristina Casoto. Mizote presidia a chapa “Força da União”. Chamou a atenção a baixa quantidade de votantes (510), já que a Acicam soma 1,2 mil associados.

Em 71 anos de história da entidade, esta foi a terceira eleição com bate chapa. As demais foram em 1987 e em 2010. Viúdes assumirá o lugar do atual presidente, Ben-Hur Berbet. O mandato será para a gestão (2024-2026). A eleição transcorreu na sede da Associação, das 13 às 18 horas, dentro da normalidade, ou seja, sem nenhum percalço.

Viúdes comemorou a vitória. “Eu me sinto lisonjeado. Nunca vi uma Acicam com tanta gente e com tantos participantes. Nunca vi uma Acicam querendo uma mudança. Nós estaremos aqui nestes dois anos para trabalhar em cima do nosso projeto”, falou em entrevista à TRIBUNA.

Viúdes, que participa das ações da Acicam há cerca de 20 anos, fazendo parte de outras diretorias, elogiou o trabalho de sua chapa, e disse esperar uma diretoria bastante participativa e ativa. “Nosso compromisso é a união e o apoio em prol do comércio de Campo Mourão. Não vamos esquecer também das indústrias de nossa cidade que são importantíssimas na geração de emprego e renda. Acredito que será um trabalho e esforço incansável com apoio de toda diretoria e dos empresários como um todo”, ressaltou, ao comentar sua gestão será ‘transparente, honesta e participativa’, onde o empresário leve à Acicam seus anseios e dificuldades.

“Agora vamos tomar pé da situação (que se encontra a Acicam) para darmos início ao nosso trabalho. Pretendemos fazer uma grande administração porque temos um colégio de colaboradores e pessoas que lutaram para que agente chegasse até aqui. E pode ter certeza de uma coisa, tudo vai dar certo”, ressaltou.

Quem é Viúdes

Radicado em Campo Mourão há mais de 50 anos, Francisco Aparecido Viudes tem 72 anos. Sempre procurou estar envolvido com entidades que somam com a comunidade. Há 41 anos é membro do Rotary Club Campo Mourão, entidade que já presidiu.

Também já foi presidente do Clube Social e Recreativo 10 de Outubro, além de ocupar cargos em diretorias de várias outras instituições locais. Seu currículo registra ainda que chegou a trabalhar voluntariamente como árbitro de pequenas causas, no Fórum, por 11 anos. Viudes preside ainda a Rede União Nacional de Peças, com sede em Chapecó (SC). A entidade é voltada para compras, venda e importação de peças para o segmento de retífica de motores desde junho de 2018.

Diretoria completa

PRESIDENTE
FRANCISCO APARECIDO VIÚDES

1ª VICE-PRESIDENTE – REP. DO COMÉRCIO
FABIOLA CRISTINA CASOTO

2º VICE-PRESIDENTE – REP. DA INDÚSTRIA
RAPHAEL MENECHINI NETO

3ª VICE-PRESIDENTE – REP. DO CONSELHO DA MULHER EXECUTIVA
ALINE ISOLANI DE ALMEIDA

4º VICE-PRESIDENTE – REP. DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
RICARDO BONGIORNO

5º VICE-PRESIDENTE – REP. DA AGROPECUARIA
MARIO LANDI NETO

1º SECRETÁRIO
AMAURI LOPES

2º SECRETÁRIO
CELSO PEREIRA JUNIOR

1º TESOUREIRO
IDINEI HUNDSDORFER

2º TESOUREIRO
NOBUTOCHI KIMURA

DIRETORES ADJUNTOS
EDUARDO JOSÉ RIBEIRO
LEONARDO HARUO MEDEIROS HIROKI
DAYANE SHUELLEN NAYA DE ABREU PANCERI CARDOSO

CONSELHO FISCAL EFETIVO
PAULO ANTONIO MARQUES CARREIRA
PAULO CESAR GOMES
MARCOS FRANCISCO LIRA DE SOUZA

CONSELHO FISCAL SUPLENTE
ALESSANDRA CHIDEROLI GRANADO
ANA MARIA GONÇALVES DIAS
DIRCEU ANTÔNIO ALMEIDA

CONSELHO DELIBERATIVO
EVANDRO BRESCHILIARI
LEANDRO CAPRISTO MALHO
SUZANA FIOTELA PILON DA SILVA
FERNANDO DA SILVA E SILVA
RONAURO MASSARETO GOUVEIA
CAMILA M. DIOGO STANISZEWESKI
ADILSON LUIZ STANISZEWESKI
VICTOR JORGE DOS SANTOS
IRACY RODRIGUES DE OLIVEIRA
GERALDO SEBASTIAO DOS SANTOS
JOSÉ NELSON BOTEGA
NEWTON DOS SANTOS LEAL
ALEXANDRO FREDERICO KUNTZE
LUIZ MARCOS MANCEBO CAMPOS
MARLUS BOIKO

Ben-Hur Berbet votando

A Acicam

Fundada em 1953, a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) é a mais antiga entidade empresarial da cidade e do Vale do Piquirivaí. Surgiu como Associação do Comércio e Indústria de Campo Mourão (ACICM), congregando industriais, comerciantes, agricultores e pecuaristas. Poucas cidades do Paraná contavam na época com associação comercial.

A entidade conta atualmente com cerca de 1,2 mil associados. A primeira diretoria foi constituída por: Oscar Franco Wolf (presidente), Augusto Schwab (1º vice-presidente), Ivo Mário Trombini (2º vice-presidente), Nilo Rangnetti (secretário geral), Osmam Antunes Ribeiro (1º secretário), Antonio Toledo Silveira (2ºsecretário), Theophilo Lipinski (1º tesoureiro) e Eugênio Michikowski (2º tesoureiro).

Na história da entidade chama a atenção o pioneirismo. A Acicam foi criada quando Campo Mourão estava com apenas seis anos de emancipação político-administrativa, evidenciando a visão de seus fundadores sobre a importância do associativismo. Na época, a cidade não era acessada por nenhuma rodovia asfaltada e a economia tinha ainda a exploração da madeira como atividade principal.

Em seus 70 anos de história, esta será a terceira eleição com bate chapa da Acicam. As outras foram em 1987 e em 2010, quando houve mais de uma chapa inscrita. Vale ressaltar que a entidade abriga o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município (Codecam) e teve participação decisiva na criação do Observatório Social local (o segundo implantado no país).