Em vídeo após visita ao PR, Bolsonaro elogia Ratinho Jr. e secretário Marcio Nunes sobre PCHs

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) visitou a cidade de  Renascença, no sudoeste do Paraná, no último dia 6 para inaugurar a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bedim. A unidade tem seis mil quilowatts de potência instalada e a produção é capaz de atender cerca de 12,5 mil residências. Após a visita ao empreendimento, o presidente gravou um vídeo elogiando o Governador Ratinho Junior e o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Marcio Nunes, pelo investimento. 

“Tive no Paraná como Governador Ratinho onde participei da inauguração de uma usina PCH que produz energia  para 50 mil pessoas. Parabéns ao governador Ratinho que junto como seu secretário de Meio Ambiente  [Marcio Nunes] concedeu licença  há mais 40 PCH’s. Até brinquei com ele que daqui a pouco ele vai ter outra Itaipu dentro do Estado”, disse o presidente em vídeo. 

Essa é a primeira PCH de uma série de centrais. Ela faz parte de um pacote de construções assinado pelo governo do estado. Segundo a Associação Brasileira de PCHs e CGHs (AbraPCH), essas centrais são obras menores, que geram muitos empregos nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Paraná tem um potencial hidráulico grande e essas centrais energéticas ajudam a captar energia sem grandes linhas, conforme a associação.

Conforme o governador do estado, em pouco mais de um ano foram liberadas 48 PCHs no Paraná. A obra modelo contou com investimentos de mais de R$ 30 milhões por meio de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Durante a construção da unidade, que durou nove meses, foram gerados 400 empregos diretos.

A barragem foi construída na junção dos rios Marmeleiro e Santana, com oito metros de altura. Ela é composta basicamente por duas estruturas, uma barragem formada em rocha com núcleo de argila. O lago formado ganhou uma nova área de preservação permanente, com o plantio de mais de 100 mil mudas de árvores nativas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Renascença conta com mais de 6,7 mil habitantes.  Em maio de 2020 foi sancionada uma lei que autoriza a construção e a regularização de 15 empreendimentos hidrelétricos e de geração de energia no Paraná.

Os empreendimentos são duas Pequenas Centrais Hidrelétricas e 13 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), que contabilizam mais de 40 megawatts (MW) de potência instalada, que serão construídas em 18 municípios, conforme o governo estadual. De acordo com a Associação Brasileira de PCHs e CGHs (AbraPCH), com esses empreendimentos, serão 40 projetos no estado aprovados e prontos para serem construídos entre 2020 e 2021. Dessa forma, o Paraná é um dos estados com maior potencial energético do país.

Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), há 31 PCHs e 68 CCHs em operação no Paraná, que somam 388 MW de potência instalada, o que representa 6,3% do total do País. Essa foi a quinta visita de Bolsonaro como presidente no Paraná. A última vez ocorreu em agosto, quando o presidente autorizou a obra de duplicação da BR-469.