Encontro de líderes rurais em Campo Mourão celebra união do setor agropecuário

O Encontro Regional de Líderes Rurais chegou, nesta quarta-feira (18), ao quinto município desta temporada. Agora, foi a vez de Campo Mourão receber o evento promovido pelo Sistema FAEP, com o objetivo de celebrar a união do setor agropecuário, fomentar o surgimento de novas lideranças e ampliar o sistema de representatividade. Em julho, a caravana do Sistema FAEP voltará a campo, contemplando outros seis municípios de diferentes regiões, totalizando 11 eventos.

O evento em Campo Mourão reuniu 263 participantes vinculados a 15 sindicatos rurais da região, com destaque para a presença feminina. As mulheres responderam por 72% do público, um recorde nesta edição do Encontro Regional de Líderes Rurais.

No discurso de abertura, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, fez alusão ao tema desta edição: “Liderança, protagonismo e transformação”. Ele destacou a força do setor agropecuário para a economia do país e enfatizou a necessidade de os líderes rurais difundirem cada vez mais a importância do campo para a sociedade. Meneguette conclamou todos a participarem desse movimento.

Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP, destacou a força do setor agropecuário para a economia do país

“Nós, unidos, fazemos a diferença. Somos as pessoas que mais podemos mudar as diretrizes de uma sociedade. Esse é um papel que temos como líderes transformadores”, disse o presidente interino do Sistema FAEP. “Se a agricultura é forte, é graças a todos nós, que temos conseguido mostrar a importância que o setor tem para o Brasil”, acrescentou.

Meneguette elencou na ocasião os programas e realizações do Sistema FAEP em diversas frentes, e que têm sido decisivos para transformar o campo. Ele citou a ampliação de jovens e de mulheres, por intermédio da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), que já mobiliza mais de 3 mil produtoras rurais no Estado.

O presidente interino também detalhou iniciativas como o Herdeiros do Campo, programa voltado à sucessão familiar; do recém-conquistado Centro de Excelência em Leite – que será construído em Castro – e do Prêmio Queijos do Paraná ao Programa “Movido pelo Agro”. Ainda, ele elencou vitórias que têm sido obtidas no âmbito político, a partir da interlocução do Sistema FAEP e da atuação de parlamentares da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).

O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Cézar Massareto Bronzel, destacou que o encontro tem o potencial de estimular o protagonismo entre os participantes

“Nós somos a melhor agropecuária do país e ainda podemos avançar. Parabéns a todos nós, que estamos envolvidos nesse movimento. Contem sempre com o Sistema FAEP em defesa do produtor rural”, concluiu.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Cézar Massareto Bronzel, que participou do encontro, destacou que o evento tem o potencial de estimular o protagonismo entre os participantes. O anfitrião também destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Sistema FAEP, por meio da atuação do presidente interino.

Palestra

O empreendedor rural Leo Montesanto compartilhou a experiência obtida ao longo de sua trajetória em uma palestra aos participantes. Reconhecido internacionalmente pela produção de cafés especiais e fundador da Coffee++, ele é conhecido como “O cafequizador”, por ter o café como uma religião.

Mas nem sempre foi assim. Filho e neto de empreendedores ligados ao café, Montesanto quis fugir da sombra familiar. Foi proprietário de um lava-jato e de uma empresa que transportava sucos de frutas. Depois de anos, no entanto, a paixão pelo café falou mais alto. Montesanto voltou ao setor, inicialmente trabalhando com o transporte de grãos. Em 2015, começou a atuar diretamente na produção, focado em produtos de qualidade.

“Eu só tive sucesso quando eu tive acesso a entidades como essa, principalmente o SENAR, que leva capacitação e é voltado à excelência dos processos no campo”, disse. “Meu trabalho é conscientizar o Brasil sobre o café. Nós somos o maior e o melhor produtor de café do mundo. Cabe a nós, que somos do setor, divulgarmos o que fazemos de melhor”, destacou.

Além da palestra, os participantes também tiveram informações detalhadas sobre outras ações do Sistema FAEP. A programação contemplou uma apresentação sobre o Projeto Sindicato Protagonista, iniciativa voltada a levar consultoria especializada às unidades sindicais, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de cada entidade. Também houve ênfase à participação das mulheres, por meio da CEMF.

Por FAEP