Enem tem inscrições prorrogadas até a próxima sexta; mais de 3 mil devem participar em CM
O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que encerraria no dia 6, foi prorrogado até a próxima sexta-feira desta semana, dia 13. Este ano, cerca de 3,2 mil candidatos deverão fazer o exame em Campo Mourão. Em 2024, foram 3.048. Interessados podem se inscrever acessando o link: https://www.gov.br/inep/pt-br
A taxa de inscrição custa R$ 85,00 e pode ser paga por meio de boleto (gerado na Página do Participante), no link acima; Pix; cartão de crédito; débito em conta corrente ou poupança, a depender do banco. Agora, o pagamento pode ser feito até o dia 18. Já os pedidos de tratamento por nome social e solicitações de atendimento especializado devem ser feitos até sexta-feira (13), mesma data em que se encerram as inscrições.
O Enem é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Podem participar do exame estudantes que estejam concluindo ou já tenham concluído esta etapa de ensino. O Exame avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica.
Desde 2004, os resultados obtidos podem ser utilizados como forma de ingresso no Ensino Superior, como critério único ou complementar dos processos seletivos. Desde 2014, os resultados do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior, desde que possuam convênio com o Inep.
Provas
As provas do Enem serão aplicadas em dois dias: 9 e 16 de novembro. Este ano, pela primeira vez, os alunos que estejam concluindo o Ensino Médio na rede pública têm as inscrições pré-preenchidas no sistema do Inep, bastando acessar a página do participante para confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas. Já os estudantes maiores de 18 anos poderão utilizar os resultados do exame para a certificação de conclusão do Ensino Médio, bastando indicar essa finalidade no momento da inscrição.
Outra novidade é referente ao pagamento da taxa de inscrição: alunos da rede pública, de qualquer modalidade de ensino, que estejam concluindo o Ensino Médio em 2025, não terão que pagar a taxa, mesmo que não tenham solicitado a isenção anteriormente.
Também estão isentos do pagamento os participantes que forem utilizar os resultados do Enem para a certificação de conclusão do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).