Espetáculo leva poesias de Carlos Drummond de Andrade ao Fetacam

Entre as atrações da mostra paralela do 22º Festival de Teatro de Campo Mourão (Fetacam), está o espetáculo “Emaré – Terras de Areias Vermelhas”. O Núcleo de Pesquisa Teatral Pé Vermelho, de Maringá, sobe ao palco da Casa da Cultura neste sábado (18), às 20 horas. A sessão será gratuita, com classificação livre e intérprete de Libras.

O projeto é viabilizado pelo edital Multiartes, por meio da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc. Emaré é um espetáculo teatral que discute sobre a autonomia da nossa identidade e sobre os anseios de querer ser quem se é.

A expressão corporal é o fio condutor para os questionamentos sobre si e os enfrentamentos que as pessoas têm ao lidar com as diferenças. A peça revela um discurso dramático coabitado pelo discurso poético, com poesias de Carlos Drummond de Andrade e os relatos pessoais e artísticos do elenco e direção.

O Núcleo de Pesquisa Teatral Pé Vermelho nasce com direção e dramaturgia de Guilherme Veneral, atuação de Bárbara Bittencourt e Matheus Ribeiro. A peça foi criada a partir de uma disciplina do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2018 e foi o primeiro trabalho do núcleo. No início de 2019, o Núcleo levou Emaré para o Festival de Teatro de Curitiba, na mostra FRINGE, contando com três apresentações.

“É uma alegria imensa voltar a apresentar este espetáculo depois de tanto tempo. Revisitar Emaré oito anos após sua criação me leva a refletir também sobre o meu trabalho de direção e sobre a adaptação cênica, já que iremos apresentá-lo em cinco espaços diferentes. É um exercício de pensar constantemente em como essa obra pode ser mostrada ao público agora de uma forma mais amadurecida”, comenta o diretor e dramaturgo Guilherme Veneral.

A sinopse diz que, na história, após a suposta chegada de novos habitantes, Sebastião e Margarida questionam-se sobre as chances que tiveram de deixar a ilha de Emaré. Suas verdades, antes fixas e enrijecidas, agora dão espaço ao questionamento: “como eu cheguei até aqui?”.

Um lampejo de consciência surge no espaço e memórias são revisitadas, gerando um atrito entre esses dois habitantes da ilha. Mas a vida não para: as memórias e verdades se tornam areia entre os dedos, e o ciclo inclina-se a se repetir. Até que algo aponte o caminho para a mudança, eles devem decidir se vão modificar ou permanecer na própria história.

“Revisitar este espetáculo é um grande desafio. Estou estudando novamente a obra e redescobrindo muitas camadas, inclusive na dramaturgia, que na época em que eu era mais jovem reverberavam de uma maneira e hoje de outra. Também percebo transformações no meu jogo corporal enquanto atriz”, diz a intérprete Bárbara Bittencourt.

O espetáculo “Emaré – Terras de Areias Vermelhas” iniciou sua circulação pelo Paraná no dia 29 de setembro e percorrerá, ao todo, cinco cidades. O projeto também vai passar por São Jorge do Ivaí, Astorga, Cruzeiro do Oeste, encerrando-se em 5 de novembro em Maringá, cidade onde tudo começou.

Serviço

  • Espetáculo: “Emaré – Terras de Areias Vermelhas”

  • Data: sábado (18), às 20 horas

  • Local: Casa da Cultura – Avenida Comendador Norberto Marcondes, nº 624-746, centro

  • Classificação: Livre

  • Entrada: gratuita

  • Mais informações: instagram.com/espetaculoemare

📲 Participe dos grupos de WhatsApp da Tribuna!

Temos grupos dos bairros, para pets, mamães, de fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais. É gratuito!

👉 Ver todos os grupos