Estoque de sangue negativo atinge nível crítico no Hemonúcleo

O Hemonúcleo de Campo Mourão iniciou a semana com um apelo aos doadores para que agendem doações de sangue urgente. No fim de semana os estoques, especialmente de fator RH negativo, atingiram nível crítico. “Teve estoque que chegou a zerar, como A e o B negativo”, revela o chefe do Hemonúcleo, Reginaldo Riguetti.

A Associação de Moradores do Jardim Cidade Alta 2 já começou a agir para colaborar. Somente no período da manhã desta segunda-feira (20), 11 moradores do bairro ofereceram-se para doação. Inclusive o presidente, Edilson Cordeiro. “Queremos ajudar a abastecer o Hemonúcleo e assim demonstrar a união que temos aqui no nosso bairro e quem sabe até servir de exemplo para que outras associações façam o mesmo”, enfatizou o presidente.

O chefe do Hemonúcleo lembra que a doação é a única forma de conseguir sangue. “É um produto que não existe para comprar no mercado, então dependemos exclusivamente desse gesto de solidariedade humana de quem tem condições de doar”, observa Reginaldo, ao acrescentar que todos os tipos de sangue são necessários.

A média diária de doação de sangue no Hemonúcleo de Campo Mourão durante a pandemia é de 40 doadores. Os homens são a maioria, talvez pelo fato de poderem doar com mais frequência que as mulheres durante o ano. O sangue tem prazo de validade: o concentrado de hemácias (CHM) – 35 a 42 dias, dependendo da solução de conservação;
centrado de plaquetas (CP) – cinco dias; e plasma fresco congelado (PFC), até um ano.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos); concentrado de plaquetas; plasma; e crioprecipitado – que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

O Hemonúcleo conta com 26 servidores desde recepcionista, assistente social, técnico em enfermagem, enfermeiro, bioquímica, técnico de laboratório, auxiliar administrativo e zeladora.

Requisitos para doação de sangue

A doação de sangue exige alguns requisitos básicos ao paciente: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Serviço

Devido a pandemia da Covid-19, o atendimento para doações pode ser agendado pelos telefones (44) 3525-1102; 99878 3811 ou pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue.