Estudantes do NRE de CM embarcam para intercâmbio no Canadá nesta quarta

Alunos de colégios de seis municípios da Comcam, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão (NRE), embarcam nesta quarta-feira (9) ao Canadá, pelo programa de intercâmbio ‘Ganhando o Mundo’, da Secretaria do Estado da Educação do Paraná.

Os selecionados são Alessandra Lucia Besera Rosembach, de Quinta do Sol (Colégio Estadual São Judas Tadeu); Ana Luiza Marconi, de Iretama (Colégio Anibal Khury); Gabriel Maia da Silva, de Campo Mourão (Colégio Ivone Castanharo); Isabelle de Matos Curci, de Campina da Lagoa (Colégio Estadual de Campina da Lagoa); Izamara Fernanda de Sá Nascimento, de Mamborê (Colégio Cívico Militar Rui Barbosa); e Marybel Nascimento Bernardo, de Goioerê (Colégio Duque de Caxias).

Eles estão entre 100 estudantes escolhidos da rede estadual de ensino. Os alunos vão ficar seis meses na América do Norte. Para aperfeiçoar o idioma, em 2021, os selecionados tiveram acesso a um curso de inglês via aplicativo, ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Foram seis módulos de 40 horas, totalizando 240 horas de aprendizado em um formato auto instrutivo, baseado em desafios que consideram a perspectiva da aprendizagem por vivência social e cultural. O embarque acontece pela manhã, no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

“Estamos orgulhosos de nossos estudantes estarem entre os participantes deste programa. Que aproveitem ao máximo”, destacou a chefe do NRE, Ivete Sakuno. No país norte-americano, os alunos serão recebidos por famílias locais através de uma parceira, que antes era feita pelo Rotary Club, mas que agora é realizada pela Secretaria do Estado.

“Boa sorte para todos esses alunos dedicados que estão ganhando o mundo”, ressaltou Ivete, ao destacar a iniciativa do Governo do Paraná. “A Educação vai além mar. Parabéns ao Governo do Estado do Paraná e a Secretaria de Estado da Educação por tão fantástica iniciativa”, ressaltou.

A seleção, que tinha como critério avaliativo as notas e a frequência durante o ano letivo de 2020, ocorreu em duas etapas. Na primeira, foram classificados 363 estudantes, cada um representando um dos 399 municípios do Estado — os outros 36 não tiveram inscritos que se enquadrassem em todos requisitos para a seleção. Já na etapa final foram classificados os 100 estudantes com as maiores notas.

Seleção

Puderam participar do processo seletivo estudantes que ingressaram no Ensino Médio na rede estadual do Paraná em 2021. Também era necessário ter cursado os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) na rede pública do Paraná e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque.

A seleção dos intercambistas foi feita pela média de notas e frequência. O estudante deveria ter média maior ou igual a 7,0 em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020, no 9º ano. Para preparar melhor os estudantes selecionados, um curso de inglês on-line foi ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Despesas

Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior são custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. Os custos incluem emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.

O intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 800. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada, e as demais repassadas mês a mês.