Fevereiro com 29 dias deixa dúvidas sobre aniversários

A cada quatro anos fevereiro tem 29 dias, como é o caso de 2020. A data de hoje é acrescentada no calendário em razão de um ajuste no calendário ocidental. É que o ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos. Depois de 4 anos perdendo essas quase 6 horas, estaríamos perdendo praticamente um dia todo e ao longo dos anos isto poderia mudar drasticamente o calendário. Daí a razão do ano bissexto.

No entanto, isso gera algumas questões e até mesmo dúvidas, especialmente no que se refere ao aniversário de quem nasce nesta data. Segundo Cartório de Registro Civil Coledan, de Campo Mourão, no registro de nascimento vai a data correta, ou seja, 29 de fevereiro. “A data já vem no documento de declaração de nascido vivo assinado pelo médico no hospital onde a criança nasce”, explica uma das servidoras.

De acordo com a Lei 12.662/2012, essa declaração deve constar nome e sobrenome do nascido, dia, mês, ano, hora e local do nascimento. Essa data, deve corresponder ao dia e hora exatos do parto e vai constar na Certidão de Nascimento. Quanto ao dia de comemorar o aniversário, os pais escolhem: fora dos anos bissextos, 28 de fevereiro ou 1º de março.

Antonio Carlos Gomes, nascido nessa data, diz não faz muita questão de comemoração de aniversário. “Sei que a cada ano fico mais velho. Se é dia 28 ou 29, não faz diferença. E quem quiser dar presente, pode ser qualquer dia também”, brinca.