Finados: população é orientada sobre cuidados com Covid-19 durante visitação no cemitério

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a administração do cemitério São Judas Tadeu, de Campo Mourão, alerta a população para cuidados durante a visitação de túmulos durante o feriado de Finados, na próxima segunda-feira (2). Algumas medidas foram adotadas para evitar a disseminação do vírus.

A administradora do “campo santo”, Janete Iori, destaca que será necessário o uso máscaras pelos visitantes. Além disso, devem evitar aglomerações. Outra recomendação é para que as pessoas que fazem parte do grupo de risco evitem a visitação, ou faça antes. “Esta questão de aglomeração vai da consciência de cada um evitar. A pandemia não acabou, por isso todos os cuidados devem ser mantidos”, alertou Janete. 

Segundo ela, a visitação será liberada normalmente no Dia de Finados. O cemitério funcionará a partir das 7h30 até as 19 horas. Janete informou que a prefeitura fornecerá álcool em gel à população para higienização das mãos. Outra orientação é que familiares e amigos que forem prestar suas homenagens evitem aglomeração, faça uso de máscaras e álcool em gel. O recomendado e respeitar o distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro entre as pessoas.

No Dia de Finados, fiscais do município estarão no local para fiscalizar o cumprimento das medidas. Pessoas flagradas sem máscara serão convidadas a se retirar do local. Janete comentou que o álcool em gel será disponibilizado nas três entradas do cemitério. “Importante a população não esquecer da máscara em hipótese alguma”, ressaltou a administradora do local. 

Janete comentou que a expectativa é que o cemitério municipal receba mais de 10 mil pessoas no Dia de Finados, entre visitantes de Campo Mourão e região. “Há muitos moradores na região que tem entes queridos sepultados em Campo Mourão”, frisou. Ela espera uma movimentação maior no local nesta quarta-feira (28), feriado municipal do Dia do Servidor e no sábado (31), quando encerra o prazo para pinturas de túmulos, limpeza e ornamentação em geral. Vale lembrar que no Dia de Finados é proibido qualquer tipo de serviço no interior do ‘campo santo’. 

Dengue

Em alerta para a possibilidade de surto de dengue nos meses de verão, a Vigilância Sanitária pede o apoio da população para os cuidados com o mosquito Aedes aegypti no Dia de Finados.

Ações de orientação vêm sendo realizadas no município. A orientação é preferir sempre plantas artificiais e nunca deixar a possibilidade de acúmulo de água. Após o Dia de Finados, a Saúde deverá fazer um arrastão no cemitério. 

Dicas para cuidado nos cemitérios:

* Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra, sem pratinho para água;
* Ao limpar e cuidar dos túmulos, troque a água dos vasos por terra;
* Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;
* Coloque areia nos locais dos túmulos que possam acumular água;
* Floreiras de concreto devem ser furadas, para permitir a vazão da água;
* Não deixe velas acesas próximas à flores artificiais.