Flexibilização e relaxamento da população fazem coronavírus voltar a ‘ganhar força’

A curva do novo coronavírus que vinha se estabilizando cada vez mais na região de Campo Mourão, vem subindo dos últimos dois meses para cá. Vários municípios que tinham diminuído o número de casos voltaram a ter aumento de confirmações da doença. 

Campo Mourão, por exemplo, que chegou a registrar em alguns dias 2 a 4 casos diários é uma das cidades que viu este número voltar a crescer, passando a contabilizar em média 7 até 24 casos por dia.  E não para por aí, as mortes, embora tenham diminuído, também continuam na Comcam.

Para o chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira, não resta dúvida que a flexibilização das medidas preventivas pelo poder público em alguns municípios e o relaxamento da população estão fazendo o vírus voltar a ganhar força, o que é preocupante. 

“Os números falam por si. A todo momento temos lançado notas com orientação, mas infelizmente as pessoas não estão se conscientizando”, lamentou. Ele ressaltou que a pandemia não acabou. “Houve certo declínio nos últimos dias e muita gente achou que já não havia mais riscos. A gente vê festas acontecendo e comércio noturno atendendo normalmente. Muita gente acredita que nem máscara precisa usar mais e o resultado está aí”, alertou o chefe da regional. 

Atualmente a região contabiliza 4.596 casos de coronavírus e 123 mortes pela infecção. Os óbitos ocorreram em Campo Mourão (42); Goioerê (13); Araruna (9); Terra Boa (7); Janiópolis (6); Peabiru (6); Quinta do Sol (5); Ubiratã (5); Barbosa Ferraz (4); Iretama (4); Moreira Sales (3); Campina da Lagoa (3);  Altamira do Paraná (2); Engenheiro Beltrão (2); Mamborê (2); Roncador (2); Juranda (2); Corumbataí do Sul (1); Fênix (1); Quarto Centenário (1); Luiziana (1); Nova Cantu (1); e Farol (1). 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão é a 16ª no Paraná com a maior incidência de contaminação pelo vírus. São 1.083 casos para cada 100 mil habitantes. O Estado tem 22 regionais de Saúde.  No Paraná, a incidência é de 1.857 casos para cada 100 mil habitantes. 

Já quando o assunto é taxa de mortalidade, a Regional de Saúde  de Campo Mourão figura como a 9ª com maior número de óbitos. São 36,1 mortes para cada 100 mil habitantes. A Comcam tem uma população de pouco mais de 320 mil moradores para 123 óbitos. Os principais fatores de risco em óbitos por Covid-19 são idosos (75,74%); doença cardiovascular (47,52%); diabetes (32,49%); doença neurológica crônica (9,99%); doença renal crônica (8,27%); pneumopatias crônicas (8,19%); obesidade (7,62%); e imunodeficiência (4,66%). Já os principais fatores de risco para contaminação são: idosos (50,42%); doença cardiovascular crônica (34.82%); diabetes (23,27%); obesidade 6,59%); e doença neurológica crônica (5,23%).

Devido a queda nos casos de internação por coronavírus, há duas semanas o Governo do Estado chegou a desabilitar alguns leitos de UTI-Covid do hospital Santa Casa. Porém há certo receio da Regional de Saúde que precisem ser reativados com a doença voltando a ganhar força na região.