Frio volta à região nesta semana, porém, com menos intensidade
A semana promete a volta de temperaturas mais baixas em Campo Mourão e região, conforme Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Porém, desta vez, a frente fria será menos intensa que a da última semana, quando o município e várias cidades da região registraram temperaturas negativas.
“A semana começa com tempo instável em parte do Paraná. Chuvas isoladas de intensidades fracas a moderadas são previstas entre as regiões noroeste, norte, Campos Gerais e no leste. Entre o oeste e sudoeste, o sol aparece entre nuvens. Nas regiões da metade sul do estado, as temperaturas mínimas serão registradas no período nos próximos dias desta semana”, informou o Simepar.
Em Campo Mourão, de acordo com o Instituto, a temperatura mínima irá variar esta semana entre 8ºC e 13ºC. Porém, ao contrário da semana passada, as chuvas deverão dar uma trégua. A previsão é que o sol volte a brilhar a partir de quinta-feira (3 de julho), quando os termômetros deverão atingir os 10ºC. Até lá, o tempo permanecerá entre nuvens, com a possibilidade de 2 milímetros de chuva para esta terça-feira (1º de julho).
O frio mais intenso desta semana deverá ser registrado na sexta-feira (4), quando os termômetros deverão atingir a mínima de 8ºC, segundo o Simepar. De sábado em diante, a temperatura volta a subir gradativamente, porém, permanecerá amena (entre 12ºC e 16ºC) pelo menos durante a primeira quinzena de julho.
O meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, explicou que, a partir de agora, as ondas de frio serão mais frequentes no Paraná. Para esta semana, informou, a menor temperatura deverá ser registrada em General Carneiro (-1ºC), com possibilidade de geada novamente.
“Em cidades do centro-sul e sudoeste, o risco de geadas é alto durante a madrugada. O tempo segue instável ao longo da semana, com pancadas de chuva e temperaturas que variam pouco entre o dia e a noite”, frisou. O Simepar alerta ainda para a possibilidade de temporais isolados em algumas regiões.
“Na quarta-feira, o frio perde força, mas o amanhecer ainda será gelado, principalmente no oeste do estado, onde baixadas podem registrar temperaturas próximas de 0ºC. Na quinta-feira (3), o frio ainda persiste no centro-sul, mas nos dias seguintes o tempo deve se firmar e os termômetros voltam a subir gradualmente”, informou o Simepar.