Fundação São José abre nesta terça-feira Congresso Internacional de Turismo Religioso

A Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas de Campo Mourão, abre nesta terça-feira (21), o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável na cidade de Pamplona, na província de Navarra na Espanha. É a primeira vez que o evento, nascido em Campo Mourão, será realizado no continente europeu. O congresso prossegue até a próxima sexta-feira (24).

“Após a realização de 15 congressos em diferentes cidades no Brasil, na Argentina, Bolívia e Honduras, agora passamos pelo Oceano e vamos até a Europa”, disse o presidente da Fundação São José, professor Samoel Kozelinski.

O coordenador do congresso, Ruben Moyano, lembrou que devido a pandemia da Covid-19, que impôs uma série de restrições, o evento será realizado no formato híbrido, com apenas 250 pessoas participando presencialmente e o restante de forma online. “Devido a diferença de horário com participação de vários países, todos os conteúdos e atividades terão acesso gratuito a qualquer momento, mesmo nos dias subsequentes aos inscritos”, frisou Moyano.

Samoel Kozelinski informou que estão confirmados para o evento, especialistas da Espanha, Brasil, Argentina, Honduras, Portugal e Lituânia. Eles apresentarão temas do Turismo Religioso. “Durante o evento teremos informações sobre experiências em negócios, estradas e rotas importantes, tais como a Vera Cruz, Caminho dos Jesuítas na América e o tradicional Caminho de Santiago de Compostela, que tem a porta de entrada no caminho francês na Cidade de Pamplona. Ainda teremos especialistas em Marketing de Turismo Religioso; Eventos Sustentáveis e o grande Projeto Jovem, único no mundo na área de Turismo Religioso e Sustentável, entre outros”, falou ele.

Os participantes farão também uma excursão com jantar a Roncesvalles, a porta de entrada do “Caminho Francês”. Após o Congresso serão realizados diferentes circuitos para se conhecer a região de Navarra, seu patrimônio histórico e religioso e riquezas naturais. Kozelinski acrescentou que durante o evento serão realizados conferências e workshops para destinos temáticos e de prestadores de serviços para promover a proposta de serviços especializados.

Fundação São José

Fundada em Campo Mourão, em 2004, a Fundação São José foi criada a partir de uma reunião da pastoral, no Centro Catequético. Na época, o Bispo Dom Mauro surgiu com um relatório do IBGE sobre a quantidade de pessoas que deixaram a região de Campo Mourão. Ele então lançou um desafio: que a população transformasse aquela realidade.

“Desde então, focamos no turismo religioso. Mais especificamente, nas rotas da fé. Em cada uma delas, sempre ouvimos a população rural. E buscamos soluções aos seus problemas”, disse Kozelinski. A Fundação também atua no aconselhamento familiar através de cursos. Neles, abrangem reuniões visando o melhor relacionamento entre casais. “Também atuamos no combate à drogadição. Ou seja, um trabalho intenso de orientação”, explicou.

Serviço

Interessados em participar do congresso via streaming podem fazer a inscrição no site oficial do evento (congresoturismoreligioso.com) ou no e-mail [email protected].