Gerciani Bittencourt recebe honraria na OAB de Curitiba

Nascida em Campo Mourão e atualmente residente em Curitiba, Gerciani Bittencourt recebeu uma honraria em um evento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na capital do estado, nesta semana. Ela foi condecorada com a Cruz do Mérito da Literatura, com o título de Dama Comendadora.

A honraria é destinada àqueles que contribuem para o conhecimento e compreensão do mundo, através da linguagem, explorando a subjetividade e a imaginação enquanto ciência. O reconhecimento foi feito pela Câmara Brasileira de Cultura, por intermédio de sua Academia de Ciências e Artes.

Gerciani é palestrante internacional e engenheira agrônoma, com especialização em Gestão do Agronegócio e mestrado em Solos e Nutrição de Plantas. Tem mais de 22 anos de experiência no setor. É escritora, com participações em obras de coautoria nacional e internacional, além de obra autoral. Ela coordena, ainda, um projeto dedicado às mulheres do agronegócio: “Vozes das mulheres no Agro”.

A homenageada disse que tem orgulho de representar Campo Mourão em momentos importantes como esse. Ela é filha dos saudosos Marli Bittencourt, que foi professora por 51 anos na rede estadual, atuando também como diretora, e de Gerson Bittencourt, o ex-goleiro Maizena, que trabalhou por anos na Prefeitura Municipal, onde se aposentou.

Honraria é destinada àqueles que contribuem para o conhecimento e compreensão do mundo, através da linguagem, explorando a subjetividade e a imaginação enquanto ciência

A escritora desenvolve, ainda, outro projeto voltado ao público feminino. “Este ano fez 10 anos do meu projeto social após o falecimento da minha mãe, de câncer de mama. Depois disso, eu comecei todos os anos a preparar kit para as mulheres que passam pelo tratamento contra o câncer”, contou ela à TRIBUNA, ao comentar que cada kit tem lápis de olho, lápis de sobrancelha, lenço de cabelo e brinco.

Essa iniciativa também resultou na produção de um livro: “Seja sua própria heroína, o autoexame pode salvar sua vida”. Hoje, Gerciani tem a participação na produção de nove obras, seja como coautora ou como escritora autoral.

Recentemente, ela foi anunciada para participar da 1ª Bienal do Livro do Paraná, em Curitiba, que aconteceria neste mês. Porém, o evento foi adiado, segundo os organizadores, por motivos operacionais, logísticos e também em função das condições climáticas no período.

Gerciani tem participações em obras de coautoria nacional e internacional, além de obra autoral