Grupo fará campanha de conscientização ambiental no comércio neste sábado

O grupo que participa do projeto “Campo Mourão Cidade Limpa, Cidade Verde” vai realizar mais uma campanha de conscientização ambiental neste sábado (23), desta vez no comércio da área central. “Estaremos juntos distribuindo cartilhas com dicas de ações simples que podem mudar nossa cidade”, explica a primeira-dama Hosana Tezelli, líder do grupo, que vai reunir-se em frente a Catedral São José, às 8h30.

A ideia, segundo ela, é convencer os empresários sobre sua responsabilidade no descarte correto e separação do lixo reciclável do orgânico, bem como sobre a limpeza do ambiente. “Uma cidade com um comércio forte e bons produtos deve ser uma cidade verde e limpa para atrair mais clientes e deixar as pessoas mais felizes”, acrescenta Hosana, ao pedir a colaboração de voluntários na campanha.

Segundo ela, atualmente são mais de 700 pessoas colaborando com o projeto. A cartilha que será distribuída contém várias dicas aos empresários, inclusive sobre locais que recebem diferentes tipos de materiais. “Vamos visitar o comércio para conversar, explicar e convencer que eles podem e devem colaborar com ações diárias e assim mudar alguns hábitos nocivos para a cidade”, reforça.

Para ela, a sombra  de uma árvore  na frente do estabelecimento é mais importante que a placa da loja. “Quando a cidade é arborizada as pessoas andam mais a pé embaixo das sombras e entram nas lojas”, afirma Hosana. Na página do grupo na rede social também são postadas mensagens de conscientização, bem como imagens de ações realizadas e denúncias de descarte incorreto de resíduos. 

“Somos vários grupos de pessoas observando o comportamento e atitudes. Com certeza aos poucos as pessoas vão começar a mudar os hábitos, pois descarte incorreto de resíduos também é a principal causa doenças, como a dengue”, completa a primeira-dama.