Grupo Integrado abre curso de medicina em Macapá
O Grupo Integrado anuncia mais uma expansão das atividades. A instituição abriu o curso de medicina em Macapá (AP). A autorização do Ministério da Educação (MEC) para ofertar essa graduação superior na região Norte do Brasil foi publicada no Diário Oficial da União, pela Portaria SERES/MEC Nº 257, de 24 de abril de 2025.
De início serão disponibilizadas 60 vagas. As aulas serão realizadas em um campus de 1.689 m² que fica no endereço Av. Feliciano Coelho, 125, em um dos bairros mais tradicionais da capital do Amapá. O local tem cinco espaços equipados com modernos equipamentos para realizar pesquisas e experimentos científicos; sendo dois laboratórios Morfofuncionais, dois laboratórios de Habilidades, um laboratório de Simulação Realística, duas salas de aula e uma sala de informática.
Vestibular, inscrições, bolsas de estudos
O vestibular presencial será realizado no dia 22 de junho e o início das aulas em Macapá está previsto para 21 de julho de 2025.
As inscrições estão abertas, podem ser feitas pelo link https://www.grupointegrado.br/graduacao/presencial/medicina-macapa e os candidatos podem pleitear bolsas de estudos utilizando as notas do ENEM, FIES, PROUNI, PraValer [de acordo com o calendário do Governo Federal] e outras oportunidades de financiamento disponibilizadas pelo Grupo Integrado.
Primeiro curso de medicina privado
“Esse será o segundo curso de medicina do estado e o primeiro ofertado por uma instituição privada. Essa é mais uma oportunidade que os moradores da região terão para estudar num câmpus com estrutura de ponta, qualidade de ensino reconhecida e sem precisar mudar de cidade. Dessa forma, poderão realizar seus sonhos, ampliar horizontes, equilibrar a vida acadêmica com a pessoal e abrir novos caminhos profissionais”, explica o CEO do Grupo Integrado, Jeferson Vinhas Ferreira.
“Ao mesmo tempo, os estudantes de Macapá e região poderão aproveitar todo o know-how do grupo paranaense que tem 38 anos de tradição, nota máxima (5) no Conceito Institucional na avaliação do MEC e já formou mais de dez mil universitários em diferentes áreas”, complementa o CEO.

Expansão da educação
A reitora do Centro Universitário Integrado e mantenedora do Grupo Integrado, Maria Conceição da Montans Baer, destaca a relevância do novo curso. “Expandir nossa atuação e fronteiras até o Amapá é mais do que um crescimento geográfico: é o fortalecimento do nosso propósito de transformar vidas por meio da educação. Levar o curso de medicina a Macapá representa um compromisso com a formação de profissionais capacitados e com o desenvolvimento da saúde e da qualidade de vida da população local”, enfatiza.
Posição semelhante tem a diretora da Faculdade Integrado de Macapá, Helen de Oliveira. “Os macapaenses e a população da região – de modo geral – terão a oportunidade de estudar numa instituição com tradição de excelência, que tem qualidade de ensino reconhecida pelo MEC e nem vão precisar mudar de cidade. Dessa forma, poderão realizar seus sonhos, ampliar horizontes, equilibrar a vida acadêmica com a pessoal e abrir novos caminhos profissionais. Outros cursos superiores já constam em nosso planejamento para serem lançados em Macapá”.

