Há 54 dias internada, na luta contra o câncer, Luciana precisa de ajuda

A moradora de Araruna, Luciana Ribicki, 39 precisa de ajuda. Ela está há pelo menos 54 dias internada em uma luta travada contra um câncer no pâncreas. A família iniciou o tratamento via Sistema Único de Saúde (SUS). Porém devido a falta de um diagnóstico preciso do problema, como Luciana estava ficando muito debilitada, não teve outra alternativa a não ser recorrer a tratamento particular.

Atualmente ela está intubada, desde o último dia 18, em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Pronto Socorro de Campo Mourão. Luciana já passou por duas cirurgias. Para auxiliar no tratamento (que pelo particular custa caro), uma rede de solidariedade se formou para ajudá-la.

Familiares, amigos, e até mesmo pessoas que ela nem mesmo conhece, em toda a região, estão ajudando. Interessados podem contribuir depositando qualquer valor para o tratamento dela via chave Pix: 036.379.969-95 (Leandro de Oliveira Lima), esposo. “Qualquer valor ajuda”, disse Leandro ao ser procurado pela TRIBUNA nesta sexta-feira (20).

Ele informou que sua esposa ficou internada 16 dias pelo SUS no hospital municipal de Araruna. Posteriormente foi transferida ao Pronto Socorro de Campo Mourão e depois à Santa Casa. Na Santa Casa foi realizado um exame que não deu certo. Sem saída e sem notícias do que ela tinha, a família abandonou o tratamento pelo SUS e recorreu ao particular. “Foi onde encontramos o doutor José Alexandre. Com exames solicitados por ele foi constatado um tumor na ‘cabeça’ do pâncreas”, comentou Lima, ao informar que está enfrentando os piores dias de sua vida com a esposa nesta situação.

“Estamos nesta caminhada. Atualmente ela está em um leito particular na Center Clínicas graças a ajuda que já recebemos até aqui. O povo em geral de Araruna, parentes, pessoas de fora estão nos ajudando. Estamos nos mobilizando fazendo uma campanha grande para tentar manter ela aí. É um tratamento que não custa barato, mas é a vida da minha esposa que está em jogo. Essa é nossa luta”, comentou.

Segundo Lima, devido aos procedimentos, Luciana continua bastante fraca. Segundo ele, a cicatrização da última cirurgia está mais lenta. “Ela está com as pernas e barriga retendo muito líquido, inclusive, o pulmão está com água”, preocupou-se, ressaltando que devido ao estado debilitado necessitou de internamento em leito de UTI. “Cada contribuição, por menor que seja,é uma peça fundamental nessa jornada”, ressaltou ao agradecer a ajuda recebida até o momento.

Como ajudar?

Para ajudar Luciana, os interessados podem fazer as doações, em qualquer valo, depositando via chave Pix: 036.379.969-95 (Leandro de Oliveira Lima).