Hemonúcleo lança campanha de doação “Tipo do Bem”

As pessoas em condições de doar sangue, independente da tipagem, estão sendo convidadas a comparecer no Hemonúcleo de Campo Mourão. Trata-se da campanha Tipo do Bem, voltada a garantir os estoques no Banco de Sangue. Notamos uma diminuição de doadores de Campo Mourão e por isso estamos fazendo esse apelo para que voltem, explica o chefe do Hemonúcleo, Reginaldo Rigueti.

Ele afirma que apesar de não estar faltando o produto, o Banco de Sangue sempre trabalha de forma preventiva. Sangue não tem para comprar no mercado, a única fonte é mesmo a doação, observa Reginaldo, ao destacar a importância do gesto.

As doações de sangue, porém, às vezes esbarram no tempo que o doador dispõe com a capacidade de atendimento do Hemonúcleo. Fui duas vezes doar sangue e não consegui. Os funcionários disseram que já havia completado a cota. Acabei chegando atrasado no trabalho e sem fazer a doação, lamentou um doador que preferiu não se identificar.

Segundo Rigueti, o Hemonúcleo consegue coletar, em média, 80 bolsas por dia. Fico muito sensibilizado quando acontece da pessoa vir para doar e não conseguir, mas existe um protocolo a ser cumprido para não prejudicar o doador nem quem vai receber o sangue, esclarece o chefe do Hemonúcleo. Além de uma triagem sobre a saúde do doador, que envolve inclusive teste de anemia, após a coleta o sangue passa por outros processos, como resfriamento, centrifugação e retirada de componentes. 

Além disso, todos os dias municípios da região enviam entre 15 a 20 pessoas, previamente agendadas, para doações. Temos que colocar uma equipe para atender essas pessoas que saem de suas cidades  para vir doar. Aí às vezes chega um doador daqui, vê a sala cheia e decide não esperar. Da nossa parte fazemos o possível para atender todos e agradecemos imensamente quem se dispõe a esse gesto, que salva vidas, completa Rigueti, ao lembrar que em 2018 Campo Mourão ficou em 6º lugar no Paraná em coleta de sangue.

O Hemonúcleo fica localizado na rua Mamborê, 1500. Telefone: (44) 3525-1102