Hemonúcleo necessita de doadores de sangue tipo O Negativo

O Hemonúcleo de Campo Mourão registrou no fim de semana saídas acima do normal de sangue tipo O Negativo e com isso o estoque está muito baixo. Por isso a coordenação conclama aos doadores, especialmente desse tipo de sangue, a agendarem doações com urgência.  “Precisamos de doações para normalizar os nossos estoques”, conclamou o chefe do Hemonúcleo, Reginaldo Riguetti. 

Nesta terça-feira (10) estavam agendadas 28 doações em geral, o que é pouco para uma situação de estoques em baixa. “O ideal seria pelo menos 50 doadores em um dia, pelo menos nesse momento”, observa Riguetti. Ele ressalta que os doadores têm atendido aos apelos e também agradeceu o apoio da imprensa na divulgação.

O sangue O Negativo é considerado raro e especial porque é um “Doador Universal”, ou seja, pode ser inserido em qualquer pessoa, independente do tipo sanguíneo dela. Por conta disso, é muito utilizado em emergências ou em casos onde não se sabe o tipo sanguíneo do paciente. Por isso o estoque deste tipo sanguíneo se esgota rapidamente e ele acaba se tornando mais difícil de encontrar.

Por conta das restrições para prevenir quanto aos riscos de contaminação do Coronavírus, os doadores devem fazer agendamento pelos telefones (44) 3525-1102; 99878-3811 ou pelo link (https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue). O horário de atendimento é das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas.