Hemonúcleo necessita dobrar número de doadores

Com estoques de sangue em baixa, o Hemonúcleo de Campo Mourão necessita da colaboração dos doadores de qualquer tipo sanguíneo. Segundo o chefe do órgão, Reginaldo Riguetti, a média diária não tem passado de 25 doações, mas para atender a demanda o ideal seria pelo menos 40.

“Nossos estoques estão mantendo a média e as cirurgias estão voltando quase no ritmo normal e com isso a demanda aumentou”, justifica Reginaldo. Por conta das restrições para prevenir quanto aos riscos de contaminação do Coronavírus, os doadores devem fazer agendamento pelos telefones (44) 3525-1102; 99878-3811 ou pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue.

“Adotamos todas as precauções de distanciamento de acordo com as normas de prevenção”, explica Reginaldo. Vale lembrar que o doador deve usar máscara, assim como os profissionais que fazem a coleta. O atendimento é com hora marcada e quem doa também passa por aferição de temperatura corporal. 

Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas. Para manter o estoque adequado, são necessárias muitas doações. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar a cada 60 dias, enquanto mulheres em um intervalo de 90 dias. Doadores acima de 59 anos completos estão temporariamente dispensados de doar por conta da pandemia da Covid-19.