Hemonúcleo orienta e distribui brindes na Semana do Doador
Para marcar a Semana do Doador Voluntário de Sangue, iniciada nesta segunda-feira (25), o Hemonúcleo de Campo Mourão montou uma tenda em frente ao prédio da 11ª Regional de Saúde para orientar sobre a importância da doação. Quem doar nesta semana também vai receber alguns brindes oferecidos por empresas da cidade, inclusive vale-lanche.
Em todo o país são realizadas atividades lúdicas e mutirões de coletas para marcar o Dia do Doador, estabelecido por decreto em 1964, definindo o dia 25 de novembro como do Dia do Doador, por ser a data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.
Segundo o chefe do Hemonúcleo, Reginaldo Rigueti, até o mês de janeiro o Banco de Sangue só efetuará coletas no período da tarde, das 13h30 às 17 horas. Isso porque o médico que faz a triagem pela manhã está de licença. “Somente em fevereiro o atendimento será normalizado”, explica Rigueti.
Atualmente o Hemonúcleo coleta entre 780 a 800 bolsas de sangue por mês. “Essa média atende nossa demanda e Campo Mourão tem demonstrado muito solidariedade”, afirma, ao agradecer a colaboração dos doadores, especialmente em razão do horário reduzido. Só quem está no leito de um hospital esperando pelo sangue sabe da importância do gesto de quem se dispõe a doar”, complementa.
O sangue é coletado após triagem da saúde do doador. Depois da coleta, são retiradas as plaquetas e o plasma no laboratório e o sangue fica numa geladeira até sair o resultado, o que demora até dois dias. Quando o paciente que está hospitalizado necessita do sangue, uma mostra é enviada ao Hemonúcleo para o teste de compatibilidade.
Rigueti lembra que sangue tem prazo de validade. As plaquetas duram até cinco dias, CH (42 dias) e o plasma, até um ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos; estar saudável e bem alimentado e pesar no mínimo 50 quilos. Após o parto, as mulheres devem esperar entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana) para doar. Em situação normal, as mulheres podem doar a cada 90 dias e os homens a cada 60 dias.