Igreja Católica celebra Corpus Christi com missas e procissões em Campo Mourão e região
Os católicos celebram nesta quinta-feira (19) a festa de Corpus Christi, com as tradicionais missas e procissões em Campo Mourão e região. Para as comemorações, as igrejas fazem os enfeites de rua, os tradicionais ‘tapetões’ coloridos.
O Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica. Em Campo Mourão, a maioria das paróquias fará a celebração a partir das 9 horas, como são os casos da Catedral São José e do Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, locais onde deverão concentrar o maior número de religiosos.
A Catedral de São José vai fazer os enfeites de rua e iniciar a procissão na praça, seguindo até a paróquia Santíssima Trindade – rito Ucraniano, na Avenida Manoel Mendes de Camargo, esquina com a Rua São Josafat. A missa será celebrada pelos padres André Camilo e Wesley dos Santos.
Já no Santuário Nossa Senhora Aparecida, os católicos se concentram também às 9 horas para a missa, com procissão pelas ruas próximas ao templo, encerrando na própria igreja. No Lar Paraná, a paróquia Nossa Senhora de Caravaggio programou o evento para as 9 horas, com procissão aos arredores da praça.
Porém, em todas as paróquias, o trabalho começou por volta das 5 horas da madrugada com a confecção dos tapetes, feitos com tecidos TNT, pó-de-serra com imagens sacras, e até peças de roupas. A festa de Corpus Christi é a instituição da Eucaristia. Lembrada sempre em uma quinta-feira, em alusão ao dia da semana em que Cristo entregou aos apóstolos seu “Corpo e Sangue”.

Corpus Christi
Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica, celebrada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.
Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico, que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
“A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto. Para os católicos, com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.”