Inscrições para o Encceja 2022 podem ser feitas até 4 de junho

Estão abertas até o dia 4 de junho, as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. Devem ser feitas pela internet, no Sistema Encceja (enccejanacional.inep.gov.br).

A prova será aplicada, tanto para ensino fundamental e médio, no dia 28 de agosto. Na região, será centralizada em instituições de ensino de Campo Mourão, conforme em anos anteriores. Os locais serão divulgados nas próximas semanas. Os atendimentos especializados deverão ser solicitados durante o período de inscrições (de 24 de maio a 4 de junho).

No último Encceja, realizado em 2021, mais de 5 mil candidatos se inscreveram para o Exame no município. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 anos completos para o Ensino Médio.

De acordo com o Inep, não haverá, nesta edição, necessidade de apresentação de justificativa de ausência para aqueles que se inscreveram mas acabaram não fazendo a prova da edição anterior. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente.

O resultado do Exame ainda não tem data definida de divulgação pelo Inep, mas as notas do ensino médio costumam sair em novembro, enquanto o desempenho do ensino fundamental é divulgado em dezembro.

A certificação é feita pelas secretarias de educação e alguns institutos federais de educação, locais que também emitem as declarações de proficiência. É necessário tirar 100 pontos em cada prova objetiva do Encceja para ser aprovado, enquanto a redação exige pontuação mínima de 5 pontos (do máximo de 10).

Os participantes que tirarem a nota mínima em uma ou mais provas, mas não tiver a pontuação necessária em todas as áreas, poderão solicitar a declaração de proficiência para que as disciplinas sejam eliminadas de suas provas do Encceja 2023.
Os participantes que concluírem o Encceja para o ensino médio poderão participar das próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a pontuação do Enem é possível entrar no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos Institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao Encceja. Mais informações podem sem obtidas no site no Inep (portal.inep.gov.br).