Inscrições para projeto ‘Adolescente Cidadão 2025’ começam nesta terça
Iniciam nesta terça-feira (11) as inscrições para o projeto “Adolescente Cidadão 2025”, no Centro de Educação Santa Rita (Cedus), em Campo Mourão. A iniciativa tem como objetivo preparar os jovens em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e pessoal para o mundo do trabalho. Serão disponibilizadas 45 vagas no total.
As inscrições seguem nesta semana até quinta-feira (14) e retornam novamente na semana que vem, de 18 a 20. Os interessados devem comparecer com um responsável legal das 13h30 às 16 horas em um dos dias informados, diretamente no Cedus (Rua Higienópolis, nº 1186, no Jardim Pio XII).
Podem se candidatar adolescentes entre 13 e 15 anos de idade, prioritariamente residentes no Jardim Lar Paraná, que estejam devidamente matriculados na rede pública de ensino, no período da manhã. Entre os critérios, é necessário que os interessados sejam de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) ou estejam em medida de proteção de acolhimento institucional.
Também serão inscritos os jovens encaminhados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade (Asa Leste, Lar Paraná e Central), pelo Serviço de Apoio de Infância e Juventude (SAIJ), pela Defensoria Pública, pelo Conselho Tutelar, bem como pelos colégios Vinícius de Moraes, Dom Bosco e Antonio Teodoro de Oliveira.
Documentos para inscrição
No ato da inscrição, é necessário apresentar:
- documentos pessoais do adolescente;
- uma foto 3 x 4: (para matrícula)
- boletim 2024;
- comprovante de matrícula 2025;
- carta de encaminhamento (caso possua);
- comprovante de residência atual;
- documentos pessoais de todos os que moram com o adolescente.
Comprovante de renda familiar:
- apresentar comprovante de renda familiar de todos os membros da família que trabalham (holerite) ou declaração de inscrição no CadÚnico;
- no caso de renda informal (autônomo, freelancer, diária ou outros), apresentar declaração de renda;
- para os desempregados que moram na mesma casa, apresentar carteira de trabalho (folha com o último contrato de trabalho/registro);
- para os que recebem seguro-desemprego, apresentar comprovante;
- para os que recebem aposentadoria, benefícios ou pensão de qualquer natureza do INSS, é necessário apresentar comprovante de recebimento.
Etapas
A seleção para o projeto “Adolescente Cidadão 2025” ocorrerá a partir de quatro etapas. A primeira será preenchimento da ficha de inscrição, após comprovação dos requisitos e análise financeira. Em seguida, haverá entrevista com o adolescente. Posteriormente, os candidatos realizarão uma redação, sem caráter classificatório.
Por fim, será feita visita domiciliar para verificar os dados socioeconômicos. Os resultados estão previstos para serem divulgados no próximo dia 26, a partir das 14 horas, em edital fixado no mural da entidade. O início das atividades deverá acontecer no dia 5 de março deste ano. Os encontros serão todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 17 horas, no Cedus.
O projeto
No projeto Adolescente Cidadão, os participantes recebem oficinas. Os jovens são preparados para áreas como formação humana, formação para o trabalho, comunicação e oratória, informática básica, musicalização e atividades culturais. As atividades têm como objetivo prepará-los para o mundo do trabalho.
O Cedus de Campo Mourão é uma Organização Não Governamental (ONG) que existe no desde 1977. Na entidade social, são realizadas atividades complementares à educação escolar, capacitação para o trabalho, assim como inclusão digital.
Serviço
As inscrições para adolescentes de 13 a 15 anos que atenderem aos critérios informados deve ser feita presencialmente, nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de fevereiro, das 13h30 às 16 horas, no Cedus, que está localizado na Rua Higienópolis, nº 1186, no Jardim Pio XII. Para mais informações, os interessados podem acompanhar as publicações no perfil da entidade no Instagram: @ceduscm