Instituições municipais de educação se preparam para tradicionais festas juninas

O mês de junho está chegando e, com ele, as preparações para os tradicionais arraiais já seguem sendo feitas. Diversos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais, por meio das Associações de Pais e Profissionais da Educação (APPEs), já estão se organizando para as festas juninas. Muitas das instituições de Campo Mourão programaram o segundo final de semana de junho para realizarem as festividades. As programações em outras unidades seguem nos demais finais de semana e no próximo mês.

Os arraiais costumam ser realizados nos próprios estabelecimentos de ensino, envolvendo toda a comunidade escolar, entre eles, direção, equipes pedagógica e administrativa, alunos, pais e responsáveis, convidando o público externo também. Cada instituição organiza, juntamente com seus respectivos conselhos, as programações, mas o que não pode faltar são as tradicionais quadrilhas e comidas típicas.

Algumas das unidades também realizam shows de prêmios, de produtos arrecadados por meio de parcerias e doações, sorteados por meio de rifas ou cartelas com valores acessíveis. Entre alguns dos prêmios deste ano, estão produtos eletrodomésticos, como batedeira, cafeteira, além de aparelhos celulares, bicicletas e motocicletas.

Todo valor arrecadado será destinado para pequenos reparos nas próprias instituições, como troca de fechaduras, janelas, conserto simples de fiação elétrica, entre outros, bem como para a realização de outros eventos, geralmente envolvendo comunidade interna, no decorrer do ano.

O CMEI Criança Feliz, na Vila Guarujá, por exemplo, já está preparando tudo antecipadamente para a festa que será no próximo dia 8 de junho, a partir das 14 horas. Mas não é apenas o cronograma do dia festivo que é previamente organizado.

Desde o início deste mês de maio, as professoras já vêm trabalhando com os alunos questões voltadas às tradições, comidas típicas, músicas, entre outros assuntos, para que as crianças começassem a ser introduzidas a essas festividades, sem reduzir a importância cultural desses eventos a datas comemorativas ou restringi-los ao cunho religioso.

“É um tema que as crianças trabalham antes, e a apresentação é o resultado final, como a parte de um projeto mesmo, que se concretiza com a festa”, ressaltou a diretora da instituição, Karla Katiele Veiga da Silva, ressaltando a importância da participação dos pais/responsáveis e da comunidade em geral na festa.

Os arraiais nos CMEIs e nas escolas de Campo Mourão reúnem comunidade interna e externa

Nessa instituição, haverá, por exemplo, venda de comidas típicas, barracas com brincadeiras para as crianças, como pescaria, concurso de “Sinhozinho e Sinhazinha”, além da participação de uma banda do bairro para animar a tarde. Também terá um bingo, com prêmios recebidos por meio de doações. O valor da cartela é de R$ 5,00 e, para quem se interessar, basta entrar em contato com a instituição ou adquirir no dia da festa.

Outros estabelecimentos de ensino também já estão nos preparativos. É o caso da Escola Municipal Professora Clarinha Wencel Casimoro, localizada na Moradia Avelino Piacentini, que também fará o evento no mesmo dia 8, às 14 horas. De acordo com o diretor, Vilson Paes da Silva, uma das grandes atrações da festa será a abertura, com o projeto Balet, existente na instituição, além de apresentações de danças típicas com demais alunos da escola.

O gestor ressaltou que o evento é organizado pela APPE da escola e que o principal foco do lucro obtido será a instalação elétrica dos aparelhos de ar-condicionado fornecidos pela prefeitura municipal recentemente. “Nós aqui da escola Clarinha vamos usar toda a arrecadação para esse fim”, disse Silva.

Adriane da Silva Benedito, diretora da Escola Municipal Constantino Lisboa de Medeiros, no Jardim Lar Paraná, destacou um dos principais motivos da realização dos arraiais. “É um momento de trazer a comunidade para a escola”, falou.

No local, o arraial será no dia 15 de junho, com início às 14h30, e também terá venda de quitutes típicos, bebidas não alcoólicas e show de prêmios. A verba arrecadada será destinada para outras festas internas que serão realizadas no segundo semestre, como Dia da Família, Dia das Crianças, além de pequenos reparos e melhorias na escola.

A diretora informou que os preparativos da festa também são feitos pelos discentes, sempre procurando promover o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, é possível ensinar números, cores, trabalhar com recortes, formas geométricas – por exemplo, quando as crianças ajudam a fazer as bandeirinhas que serão usadas na decoração –, movimento, no momento dos ensaios das danças, entre diversas outras possibilidades.

Serviço

Interessados em consultar as instituições municipais de ensino de Campo Mourão que estão com datas e horários programados para realização de arraiais a partir de junho e coletar demais informações sobre as festas, como formas de adquirir cartelas e rifas, podem entrar em contato com cada estabelecimento. A lista de todas as escolas e CMEIs do município pode ser acessada no site da prefeitura: https://campomourao.atende.net/cidadao/pagina/escolas