Integrado está com inscrições abertas para vestibular de medicina

O Centro Universitário Integrado de Campo Mourão está com inscrições abertas para 125 vagas no curso de Medicina, com início para o primeiro semestre de 2026. As inscrições para o vestibular tradicional, que oferece 110 vagas, vão até o dia 30 deste mês, acessando aqui. A prova será realizada no dia 1º de novembro. Os candidatos que necessitam de atendimento especial, para realizar a prova, têm até às 17 horas do dia 27 de outubro para protocolar os documentos comprobatórios.

Para o processo seletivo via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 15 vagas disponíveis, as inscrições encerram no dia 3 de novembro e podem ser feitas acessando aqui. Nessa modalidade, o estudante não precisa realizar nenhuma prova, já que a seleção será feita utilizando somente o resultado obtido em provas do Enem.

O Centro Universitário Integrado recebeu nota máxima (5) no Conceito Institucional (CI) do MEC, evidenciando excelência em critérios como infraestrutura, gestão administrativa e qualidade do ensino. O curso de Medicina ofertado pela instituição alinha infraestrutura moderna, corpo docente qualificado e metodologia inovadora. Além da sólida base técnica e científica, o curso incentiva a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo em saúde, com projetos interdisciplinares, ligas acadêmicas e recursos digitais de última geração, como inteligência artificial aplicada ao diagnóstico e plataformas online de aprendizagem.

Em 30 laboratórios modernos e equipados, com ampla infraestrutura, os acadêmicos aprendem a desenvolver múltiplas aptidões técnicas e socioemocionais para se destacarem na profissão. Ao mesmo tempo, utilizam as instalações de ponta, como o Hospital Simulado, o Laboratório de Ultrassonografia, o Centro Cirúrgico Educacional e os Simuladores de Realidade Avançada, que são ambientes inovadores no Brasil e permitem o aprendizado com padrão internacional.

O curso já contabiliza mais de 30 mil atendimentos realizados em seu ambulatório, reforçando a inserção precoce dos estudantes nos serviços de saúde. Além disso, os alunos participam do internato de Medicina, etapa em que atuam diretamente na rede pública da região, ampliando o vínculo com o futuro campo de atuação e fortalecendo a formação prática. Essa vivência é potencializada pela estrutura da cidade, que oferece hospital simulado de ponta, unidades de prática em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade Básica de Saúde (UBS), hospitais gerais e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“As metodologias utilizadas — Problem Based Learning (PBL), Team Based Learning (TBL), Design Thinking e Exame Clínico Objetivo e Estruturado — proporcionam uma formação centrada na aprendizagem ativa, no trabalho em equipe, na responsabilidade e na resolução de problemas. As parcerias com instituições e secretarias de saúde do Noroeste do Paraná oferecem aos estudantes a oportunidade de vivenciar o atendimento a pacientes reais sob supervisão qualificada”, disse o diretor do curso de Medicina do Integrado, Heber Amilcar Martins.