Ipês amarelos floridos viram atração turística no Jardim Araucária

Algumas vias do Jardim Araucária, em Campo Mourão, especialmente na esquina das ruas Luciano Marmontel e dos Álamos, se tornaram atração turística nesta semana. O motivo é a florada dos ipês amarelos, que além do colorido nas próprias árvores formam um verdadeiro “tapete de flores” no chão.

Os moradores têm aproveitado o belo visual para fotografar e postar nas redes sociais e isso tem atraído visitantes para o local. É o caso do casal Osias e Graciely, que moram em outro bairro e fizeram questão de parar no Araucária para fazer fotos. “Fazia muito tempo que não passava por aqui e hoje essa paisagem me encantou”, disse Ozias, enquanto fotografava a esposa.

O comerciante José Domingos, que mora em Presidente Prudente (SP), ao passar no bairro também fez questão de parar. E pediu para que o sobrinho fotografasse. “Paramos para tirar fotos e vamos levar para São Paulo como lembrança dessa paisagem maravilhosa. Com flores naturais como essa, enfeitada pela própria natureza, é a primeira vez que estou vendo”, disse o visitante.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Cleverson Vieira, disse que nessa época as flores dos ipês sempre atraem atenção no bairro. “Alguns moradores pensaram até em cortar porque faz sujeira na calçada. Mas é incrível como elas soltaram flor ao mesmo tempo”, ressalta Cleverson, ao acrescentar que no entorno do campo de futebol do bairro foram plantadas 20 mudas de ipê.

O ipê-amarelo é o nome popular de algumas espécies de árvores da região Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes à família botânica Bignoniaceae, gênero Tabebuia, que também compreende espécies com flores de cor branca, roxa, rosa ou lilás. É uma das espécies mais utilizadas em paisagismo urbano.

Conhecidos pela sua resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. Segundo a engenheira florestal Fernanda Carvalho, o período da queda das folhas coincide com a floração que se inicia no final do inverno. “Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê amarelo”, explica, ao acrescentar que as flores desta espécie atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores.

Ozias e Graciely pararam para fotografar a paisagem