Jovens do Serviço Militar colaboram com campanha de doação de sangue

Jovens que prestam o serviço militar este ano no Tiro de Guerra de Campo Mourão estão participando da Campanha de Doação de Sangue do Hemonúcleo. “As doações são realizadas por instrutores e atiradores como parte das atividades do Dia do Soldado, que será comemorado em 25 de agosto”, explica o comandante do TG, 1º sargento Jarbas Renê Gonçalves.

Segundo ele a iniciativa também integra a campanha “Ajudar está no nosso sangue”, instituída pelo Exército Brasileiro. A ação faz parte da conscientização e formação dos jovens atiradores como integrantes da comunidade na qual vivem.

A colaboração do TG, segundo o chefe do Hemonúcleo, Reginaldo Riguetti, vem justamente num momento em que os estoques atingiram estado crítico, principalmente do tipo O Negativo. O ideal para a demanda da unidade é de pelo menos 25 bolsas, mas nesta semana o banco de sangue chegou a ficar com apenas 5 bolsas desse tipo sanguíneo.

“Temos mantido nossos estoques mínimos na maioria dos tipos, mas O Negativo, que temos mais dificuldade em conseguir, está muito abaixo do estoque mínimo”, revela, ao acrescentar que a onda de frio nas últimas semanas pode ter afastado os doadores, que já estavam receosos por conta da pandemia da Covid-19.

Riguetti lembra que a unidade está preparada para receber todos os doadores com segurança. Desde o início da pandemia, o atendimento para doações pode ser agendado pelos telefones (44) 3525-1102; 99878 3811 ou pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue.