Jovens do Tiro de Guerra recebem instruções táticas da Rotam

Policiais da Rotam do 11º BPM de Campo Mourão, sob o comando do subtenente J. Silva, estiveram no Tiro de Guerra na manhã desta quarta-feira (27) para ministrar instruções táticas denominadas Controle de Distúrbios Civis (CDC). A atividade, voltada a garantia da lei e da ordem, faz parte do programa de formação dos jovens atiradores que neste ano prestam o Serviço Militar obrigatório.

“Nada melhor para enriquecer essa instrução que o pessoal especializado da Rotam da Polícia Militar. Nossos atiradores tiveram a oportunidade de conhecerem exercícios técnicos e práticos em que o pelotão necessita desobstruir via ou agir em uma ocupação, por exemplo”, disse o comandante do TG, 1º sargento Lisandro de Freitas.

Segundo o comandante da Rotam, todos os anos a PM repassa o treinamento de CDC, usado entre outras situações, para reintegração de posse e controle de manifestantes. Nas atividades são empregados equipamentos como capacete, escudo, bastão, munições de impacto controlado, gás lacrimogêneo e arma longa. 

“O pessoal demonstrou bastante empenho em aprender, a receptividade foi muito boa e alguns até se interessaram em prestar concurso para trabalhar em um pelotão da Polícia Militar”, disse J. Silva. Ele acrescenta que a PM também colabora com o TG em outras atividades, como prevenção de acidentes com motocicletas, revista e abordagem. A unidade também conta com apoio do Corpo de Bombeiros em instruções de combate a incêndio e primeiros socorros.

Pandemia

Por conta das medidas de prevenção ao contágio do Coronavirus, as atividades do Tiro de Guerra sofreram alterações. “A turma é separada em grupos e subgrupos de no máximo 25 integrantes, com as medidas de afastamento e produtos para higienização das mãos”, explicou o comandante De Freitas. O horário das instruções, das 6 às 8 horas, também foi estendido até às 10 horas.