Justiça Eleitoral recebe inscrições para mesários voluntários

A Justiça Eleitoral de Campo Mourão está recebendo inscrições de pessoas interessadas em trabalhar como mesário voluntário nas Eleições 2022. A chefe do Cartório Eleitoral do município, Sueli Bissi, informa que os interessados podem se inscrever pelo site (https://apps.tre-pr.jus.br/internet2/mesario_voluntario/index.jsp?modelo=branco) e preencher o formulário ou também ligar ao Cartório Eleitoral, no telefone (44) 3523-2024.

“Além de estar fazendo um gesto de cidadania, o mesário tem vários benefícios como auxílio alimentação para o dia da eleição; vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital; dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; até 60 horas extracurriculares em instituições de ensino conveniadas com o TRE-PR e isenção da taxa de inscrição em concurso público estadual”, comentou Sueli.

Quem se inscreveu como voluntário em anos anteriores não precisa fazer nova inscrição, porque os dados já estão cadastrados. Para ser mesário pela primeira vez, tem que ter mais de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral.

O mesário, mesmo que voluntário, é obrigado a atender à convocação, caso seja chamado para trabalhar nas eleições. Mas se houver algum motivo justo para a recusa como de saúde, por exemplo, a pessoa convocada deve fazer um pedido de dispensa ao juiz ou juíza eleitoral, em até cinco dias após receber a nomeação.

Para trabalhar nas mesas receptoras de votos é preciso ter mais de 18 anos e estar com a situação eleitoral regular. Qualquer pessoa pode ser escolhida, exceto: candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; funcionários do serviço eleitoral; e eleitores menores de 18 anos.

Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição estão a de presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente. Os trabalhos consistem em organizar a seção eleitoral, iniciar e encerrar a votação, identificar a eleitora ou o eleitor e autorizá-lo a votar, emitir o boletim de urna – extrato do número de eleitores que votaram e de votos registrados para cada candidato/legenda -, dentre outras atribuições.

Serviço

Interessados podem se inscrever pelo site (https://apps.tre-pr.jus.br/internet2/mesario_voluntario/index.jsp?modelo=branco) e preencher o formulário. Podem ainda ligar ao Cartório Eleitoral, no telefone (44) 3523-2024.