Lavouras de soja e milho apresentam bom desenvolvimento na região
O clima vem apresentando condições favoráveis às lavouras de verão – soja e milho – na região de Campo Mourão. As chuvas dos últimos dias têm tornado o cenário ideal, principalmente para a soja, cuja maior parte está no estágio reprodutivo, com as plantas na fase de floração.
O engenheiro agrônomo, Lucas Gouvea, Coordenador de Suporte Técnico da Cooperativa Coamo, comentou que desde o início da implantação da cultura o cenário das condições de clima é bom. “Claro que tivemos períodos de calor excessivo, mas as chuvas vieram e não temos nenhum comprometimento de safra até o momento”, avaliou.
Ele informou que na região de Campo Mourão, na área de atuação da Coamo, a maior parte se encontra no estágio de florescimento. “Nesta fase de florescimento, que é o estágio reprodutivo, o produtor deve ficar bastante atento para a entrada de pragas. Nesta fase começa a ocorrência do percevejo marrom, por exemplo”, alertou. Gouvea acrescentou que os cooperados da Coamo são assistidos pelo quadro técnico, que está constantemente visitando as propriedades rurais.
Outra observação do agrônomo, é em relação aos preços da oleaginosa, em média R$ 132,00 a saca de 60 quilos, que vem animando o produtor. “Os preços tem melhorado nos últimos dias até pela questão cambial (valorização do dólar), que afeta diretamente o comportamento das commodities”, explicou.
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), núcleo de Campo Mourão, estima uma área de soja de 684.000 hectares na região da Comcam para a safra 2024/2025.
Conforme as projeções do órgão, se as condições climáticas permitirem, a região deverá produzir entre 3.800 a 4.100 quilos de soja por hectare, atingindo um volume de produção de 2,6 milhões a 2,8 milhões de toneladas. “Esses números podem sofrer alterações no curso da safra. Vai depender de como será o comportamento climático”, comentou o agente técnico do Deral, Paulo Borges.
De acordo com o boletim semanal divulgado pelo Deral na segunda-feira (2), 2% das lavouras apresentavam condições ruins de desenvolvimento na Comcam; 10%, médio e 88%, boas condições. O relatório informa ainda o estágio da cultura: 8% estão em desenvolvimento vegetativo, 49% em floração e 43% em frutificação.
Milho
A 1ª safra do milho também apresenta boas condições na região. Na Comcam, os produtores semearam 5 mil hectares. O Deral informou que 15% das áreas estão em condições médias de desenvolvimento e 85% em boas condições. 20% das áreas estão em desenvolvimento vegetativo, 50% em floração e 30% no estágio de frutificação. No Paraná, a área com milho da primeira safra é estimada em 256.263 hectares.