Lojistas esperam aumento de 20% na vendas com a Black Friday

As vendas durante a Black Friday prometem movimentar o comércio de Campo Mourão, nesta sexta-feira (29). A expectativa dos lojistas é aumentar as vendas em até 20% devido aos super descontos nos produtos. O presidente da Associação Industrial e Comercial de Campo Mourão (Acicam), Alcir Rodrigues da Silva, comenta que as expectativas são grandes para a campanha. 

“O comércio esperava muito por este momento, será a oportunidade que o empresário terá de alavancar suas vendas levando bons descontos ao consumidor de Campo Mourão e região. Muitas empresas já trabalharam na Black Week e estão preparadas também para Black Friday”, comentou. 

Segundo o presidente da Acicam, a promoção deverá dar uma ‘injeção de ânimo’ no comércio, antes das vendas natalinas, também bastante aguardadas pelos lojistas. “O empresário é sempre guerreiro e aproveita este momento de crise econômica que estamos vivendo para promover o comércio e a Black Friday propicia isso”, falou. “Desejamos a todos os comerciantes boas vendas e ao consumidor boas compras”, emendou ao lembrar que pessoas de toda região são esperadas em Campo Mourão.

Para fomentar as vendas na Black Friday, o comércio de Campo Mourão  estará aberto nesta sexta-feira até às 22 horas. Silva frisou que o comércio está preparado para a promoção e os consumidores terão à disposição vários produtos com grandes descontos que podem chegar a 70%.

Em 2018, a campanha gerou grande movimento no comércio. Em algumas lojas, consumidores chegaram a formar filas durante a noite e madrugada para assegurar a compra das mercadorias desejadas. “Esperamos superar este ano”, disse o presidente da Acicam. 

Recomendações 

Devido às previsões de vendas animadoras para o Black Friday deste ano, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Campo Mourão (Procon) está alertando os consumidores sobre a promoção e repassa algumas recomendações para que surpresas desagradáveis sejam evitadas. 

Entre as dicas, a chefe do Procon de Campo Mourão, Jurema Portes, pede aos consumidores que fiquem atentos nas oscilações bruscas de preços. A procura por sites confiáveis e cuidados para não cair naqueles que têm irregularidades ou que podem ter sido clonados também devem ser considerados pelos consumidores. Outra recomendação é a busca por empresas com boa reputação no mercado e a atenção dos consumidores para todos os detalhes das compras. 

Jurema orienta que os cuidados devem ser tomados tanto para transações em lojas virtuais como físicas. É também recomendável que os consumidores façam uma pesquisa antecipada para evitar a compra de itens com reduções falsas de preço, bem como cair em fraudes, principalmente na internet.

“É bom ficar atento porque em edições anteriores foram registrados em todo o país problemas como maquiagem de preços, demora na entrega e até mesmo produtos não entregues”, falou Jurema. Outra orientação é que o consumidor guarde anúncios e realize “prints” da publicidade realizada antes e durante a promoção. “É muito importante que o consumidor faça sua pesquisa de preços em sites de busca e redes sociais, observando sempre se o site possui endereço físico, telefone para contato e canais on-line para desistência e devolução do produto”, orienta.

Em caso de lojas físicas, Jurema afirma também que caso o consumidor se depare com falsa oferta, o Código de Defesa do Consumidor garante o cumprimento forçado da oferta de menor valor ou a restituição em dobro se já tiver ocorrido o pagamento. Já para compras online, o consumidor precisa também verificar os procedimentos para reclamações, devolução de produtos e prazos de entrega. Jurema lembra que o consumidor tem o direito de desistir da aquisição em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento do produto. O cancelamento deve ser solicitado por escrito, no próprio site em que foi adquirido. Segundo ela, o fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor.

A origem do termo “Black Friday” (Sexta-feira Negra) não é tão exata – há algumas teorias. No fim do século 19, porém, a expressão surgiu após duas empresas financeiras terem falido no mesmo dia – coincidentemente, uma sexta-feira. As instituições teriam quebrado em plena 'corrida do ouro', em alusão às descobertas das minas de ouro no Brasil Colônia.

Mas outra teoria advém da Filadélfia dos anos de 1960. Policiais dos Estados Unidos classificaram como “Black Friday” o dia que sucede o Dia de Ação de Graças. A referência seria o trânsito caótico causado pelo fim do feriado. Nesse dia, os lojistas teriam aproveitado a lentidão dos veículos para expor descontos promocionais nas fachadas das lojas e atrair quem passasse por ali.

No Brasil a campanha chegou inicialmente na internet, por meio do site Busca Descontos, em 2011. Pioneiro em promoções via cupons, além de ser referência em big data (armazenamento de dados), o Busca Descontos surgiu em 2010 e, desde então, é um dos líderes em ofertas no e-commerce. Além da “Black Friday”, o site promove o Cyber Monday, Brasil Day, Boxing Week, Mega Saldão e Dia do Frete Grátis – todos eventos importantes para o comércio eletrônico.