Luiziana abre festa de aniversário nesta sexta e serve o ‘Boi na Brasa’ no domingo

O município de Luiziana abre nesta sexta-feira (23) a programação festiva alusiva aos 35 anos de emancipação político-administrativa. O aniversário é domingo (25). Para comemorar a data, a prefeitura realiza a Expoluz. A programação inclui shows artísticos, barracas de alimentação, parque de diversões, entre outras atrações. A expectativa é que mais de 13 mil visitantes de toda a região passem pelo município durante os festejos.

A festividade será aberta oficialmente às 20h30 de sexta, com show de Santóri & Alex e às 22h30 Brenno & Matheus. No sábado, às 22 horas o show será com Marcos Paulo & Marcelo e às 23h45 com a Banda Santa Mônica.

A programação segue no domingo, 25, aniversário da cidade. Às 11 horas haverá show com Aldo & Rafael e às 11h30 será servido o Boi na Brasa, reunindo visitantes de toda a Comcam.

A programação prossegue com apresentação do Espaço Sou Arte às 12 horas; 14 horas, show com Felipe Santiago; 17 horas a dupla Guilherme & Santiago e às 20h30, encerramento com Alex & Marcelo. Todas as noites haverá show com Dj. Os convites do prato típico estão à venda, na prefeitura. Cada ingresso custa R$ 70,00. A quantidade foi limitada a 1.800 unidades.

“Boi na Brasa”

O “Boi na Brasa” surgiu a partir de um churrasco. De acordo com dados históricos do município, o idealizador do prato foi o servidor público municipal Elon Soares Silva, que resolveu fazer um churrasco diferente recheando uma costela após já ter visto outras carnes sendo recheadas. O servidor então teve a ideia de rechear uma costela ripa em casa para os amigos degustarem. O prato teve boa aceitação.

No ano seguinte em 2003, aniversário do município, Elon montou uma barraca na festa e serviu durante os cinco dias da programação comidas variadas todas as noites. No domingo, encerramento do evento, serviu a costela recheada, que foi vendida antecipadamente, sendo considerada um sucesso. Ele preparou o prato a pedido de amigos. A partir daí o servidor continuou fazendo a costela em festas casuais.

Foi oficialmente lançado como prato típico do município só quatro anos depois, em 2007, por iniciativa da Agência de Desenvolvimento de Luiziana (Adeluz). Até se chegar ao prato, foram feitas inúmeras degustações de vários pratos com carnes variadas. Em pesquisas realizadas na cidade, carnes de porco e bovina foram as mais requisitadas pela população para o prato.

História da cidade

Registros históricos informam que Luiziana foi elevada à categoria de município no dia 25 de setembro de 1987. O decreto foi assinado pelo então Governador do Paraná Álvaro Dias. Em meados do século XX, formou-se por iniciativa governamental, um loteamento agrícola com variações de 10 a 300 alqueires em uma Gleba.

Conforme relato, por volta de 1912, algumas famílias vindas do sul do Paraná e do estado do Rio Grande do Sul, instalaram-se na localidade formando o povoamento, a maioria era posseiros. No início os moradores enfrentaram grandes dificuldades, principalmente por falta de estradas.

Em 1952, com a chegada de outras famílias e a necessidade de adequação face ao crescimento do povoado foi feita a divisão dos lotes agrícolas, o loteamento elaborado pela prefeitura de Campo Mourão, com os posseiros aos poucos eliminados, iniciando um traçado urbano. Em 21 de setembro de 1965 Luiziana tornou se distrito de Campo Mourão. O município tem como fundador Adaucto da Silva Rocha, que deu o nome à cidade em homenagem a Luiza e Maria Luiza, respectivamente sua mãe e filha.

Luiziana possui sete distritos: Valinhos, Campina do Amoral, Klabin, Ponte Branca, Cava Funda, Bairro dos Inácios e Serra Molhada. O município tem uma área territorial de 36 mil alqueires, o equivalente a 906 km², sendo a maior cidade da Comcam em extensão territorial.

O município possui também o maior número de Reserva Particulares do Patrimônio Natural, totalizando 16. Estas reservas constituem-se em áreas particulares e são numeradas por um programa do Governo do Estado do Paraná que visa à manutenção de florestas originais em todo o Paraná.

O município mantém em conjunto com Campo Mourão o Parque Estadual Lago Azul, que tem como afluentes na sua grande maioria rios que provém de Luiziana, além da expansão das águas que represaram na Usina dentro do seu território. Ainda conta com uma porção relativamente grande nas terras que fazem parte da área de preservação do parque.