Mais 32 túmulos em estado de abandono podem ser desapropriados no cemitério de Campo Mourão

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Campo Mourão publicou edital no órgão oficial eletrônico dessa quarta-feira (24), determinando o prazo de 30 dias para a regularização da situação de 32 lotes no Cemitério Municipal São Judas Tadeu. Os túmulos estão em estado de abandono. Caso os responsáveis não façam as melhorias os lotes serão revertidos ao patrimônio do município, que poderá fazer a remoção dos restos mortais ao ossário. Na lista divulgada pelo município, constam sepulturas que tiveram enterros entre 1983 e 2016.

“Além da publicação vamos entrar em contato com as famílias por telefone e se não demonstrarem interesse em executar as melhorias os túmulos serão revertidos ao município”, diz a servidora responsável pela administração do Cemitério, Janete Iori.

O Cemitério São Judas Tadeu conta com mais de 15 mil túmulos em uma área de 3,5 alqueires. O município conta ainda com 100 lotes no Cemitério Parque do Prever, no Jardim Cidade Nova, onde quase metade já está ocupada.

Os túmulos revertidos ao município são colocados à venda novamente. Como a lei não permite mais sepultamentos no chão, o município já comercializa o terreno com a carneira pronta. As desapropriações foram iniciadas a partir de 2012, uma das formas encontradas pela prefeitura para a falta de espaço para novos túmulos.

A última lista tinha sido divulgada em outubro deste ano, quando foram constatados 37 túmulos em situação de abandono.