Mais de 42 mil pacientes faltaram a consultas e exames agendados no Ciscomcam em 2022

Passa de 42 mil o número de pessoas que marcaram consultas ou exames em especialidades médicas no Ciscomcam (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Campo Mourão) e faltaram aos agendamentos durante o ano de 2022. Para ser exato, no total, foram 42.730 faltantes.

Somente consultas médicas foram marcadas no período 208.610, mas 28.423 pacientes faltaram. Já exames, entre outros procedimentos, dos 685.431 agendamentos, 14.307 pessoas não compareceram. O consórcio atende a população de toda a região da Comcam. Faltas a procedimentos agendados ocasionam sérios transtornos ao serviço, conforme o coordenador geral do Ciscomcam, Leandro Ávila. “Prejudica e prejudica muito todo o sistema”, falou.

Conforme Ávila, a prática de faltar aos agendamentos deixa o médico com horário vago que poderia ter sido preenchido por outro paciente. “Um paciente deixa de ser atendido. Com isso, a fila de espera não funciona de maneira eficiente. Vaga ‘queimada’ é horário perdido, é risco de vida para os outros pacientes que realmente precisam e têm que esperar”, ressalta.

Segundo o coordenador, a falta significa também ‘retrabalho’, porque provavelmente o paciente ou voltará à fila de espera ou a uma consulta com médico na Unidade Básica de Saúde de seu município para reiniciar o processo. “Existem casos em que o paciente falta por motivos justos: carro quebra, não tem condições no dia de conseguir uma condução, entre outros. Mas na maioria das vezes, o paciente desiste e não comunica ao município que o mantém na fila de espera”, observa.

Para não prejudicar o serviço, o coordenador do Consórcio pede aos usuários que, se porventura, não puderem comparecer à consulta ou exame agendado, avisem com antecedência a desistência. “Ele tem a opção de avisar sua unidade básica de saúde em até 24 horas antes da data programada para liberar a vaga para outra pessoa. Deveria ser uma rotina, mas é quase uma exceção”, lamentou.

Ávila orienta ainda que os usuários do sistema SUS mantenham atualizados seus cadastros juntos as suas Unidades Básicas de Saúde e que em caso de desistência, sempre comuniquem sua unidade para que a vaga seja encaminhada a outro paciente. “Estamos estudando a possibilidade de implantação do lembrete eletrônico via mensagem de texto e WhatsApp ao paciente para lembrá-lo de sua consulta. Porém os cadastros desatualizados têm dificultado essa implantação”, disse.

Ele ressaltou que os pacientes ‘precisam’ se conscientizar que os valores que os médicos especialistas recebem são SUS e, que, acabam aceitando atender devido a demanda. “Por exemplo, uma dermatologista cobra em média R$ 350,00 a R$ 400,00 em uma consulta particular. Através do consórcio ela recebe R$ 40,00 se for atender no Ciscomcam e R$ 45,00 se for em seu consultório”, explicou.

O diretor afirmou que a atual gestão, por meio do presidente Rafael Bolacha (reeleito) e o diretor de redes, Orlando Baggio, tem conseguido alcançar ‘ótimos profissionais para atender através pelo consórcio a preço SUS’. “Mas quando esse profissional fica à disposição e não tem paciente ele deixa de ganhar em seu consultório, o que está causando uma situação bem desconfortável ao Consórcio para tentar manter algumas especialidades”, alertou.

Ciscomcam

O Ciscomcam presta atendimento médico à população dos 25 municípios da Comcam em mais de 27 especialidades. Entre elas estão: angiologia; cardiologia; cirurgia crânio maxilo facial; cirurgia de cabeça e pescoço; cirurgia geral; cirurgia vascular; clínica médica; coloproctologia; dermatologia; endocrinologia; enfermagem; fisioterapia; fonoaudiologia; gastroenterologia; ginecologia e obstetrícia, infectologia; medicina nuclear; nefrologia; neurocirurgia; neurologia; odontologia; oftalmologia; órteses e próteses; ortopedia; otorrinolaringologia, pneumologia, pediatria, reumatologia; urologia; psiquiatria; psicologia; entre outras.