Massa de ar polar derruba temperatura a 0ºC grau em Campo Mourão, nesta terça, prevê Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê 0ºC para esta terça-feira (29) em Campo Mourão. O frio intenso será provocado por uma forte massa de ar polar que se desloca pela Região Sul do Brasil, causando o declínio acentuado das temperaturas em todas as regiões do Paraná, incluindo a Comcam, que agrega 25 municípios.

“A passagem de uma frente fria sobre o Paraná favorece a condição de instabilidade sobre o Estado. Desde o início da manhã, chuvas de fraca intensidade foram observadas sobre algumas regiões da metade sul do Estado”, comentou a meteorologista, Lidia Luisa Mota. Para Campo Mourão, há previsão para hoje, de 2 milímetros de chuvas.

Para quarta-feira (30), o Simepar prevê apenas 1ºC grau. Já para quinta-feira (1º de julho), há previsão de ocorrência de geada. Para este dia, os termômetros deverão chegar a 4ºC graus e 7ºC na sexta-feira (2). O frio mais intenso está previsto para toda a primeira quinzena de julho com a temperatura mínima variando entre 4ºC a 13ºC e máxima não passando de 22ºC. Não há previsão de chuvas durante as duas primeiras semanas de julho.

“Para esta semana, há previsão de temperaturas negativas nas regiões Oeste, Sudoeste Sul, Centro e sul dos Campos Gerais com ocorrência de geadas moderadas a fortes. O ar frio também será rigoroso no setor norte do Paraná, divisa com São Paulo com formação de geadas. Na Região Metropolitana de Curitiba, apesar de temperaturas mínimas muito próximas de 0,0 °C a umidade elevada devido a passagem da frente impede a formação do fenômeno”, diz o Simepar.