Média diária de confirmações da Covid-19 aumenta quase 500% em uma semana em Campo Mourão

Com o avanço da vacinação, grande parte da população simplesmente relaxou com os cuidados de prevenção à Covid-19, causando uma “explosão” de novos casos em Campo Mourão, em uma semana. Para se ter ideia, a média diária de confirmações teve um aumento de quase 500% (491,04%) nos últimos sete dias. Na quinta-feira da semana passada, este número era de 3,57 casos/dia, já nesta semana saltou para 21,1. Ou seja, aumentou mais de sete vezes.

Da última semana para esta, conforme o “Boletim Coronavírus” divulgado na noite desta quinta pela secretaria de Saúde do município, a cidade registrou 148 novos casos de Covid-19 nesta última semana, ante 25. Embora os casos confirmados tenham sofrido um grande aumento, não houve registro de morte. Vale lembrar que os boletins passaram a ser divulgados semanalmente pelo município. Sempre às quintas.

Conforme o Boletim da Saúde, Campo Mourão tem atualmente 179 casos ativos de Covid-19. Três pessoas estão internadas na Ala Covid. São duas na UTI de Campo Mourão e Araruna e outra na enfermaria, também de Araruna. Desde o fim do ano passado, o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, vinha alertando para a possível elevação da curva de infecção do vírus, considerando que parte da população já vinha deixando os cuidados de prevenção de lado. O que está acontecendo.

“A pandemia não acabou. Temos que lembrar que a vacina não evita a transmissão do vírus. Ela apenas protege contra as complicações”, ressaltou. A preocupação é com a iminente chegada da variante Ômicron à região, que tem ainda mais poder de contágio. “A população deve continuar utilizando máscara, mantendo o distanciamento social e fazendo o uso de álcool em gel”, lembrou Siqueira.

Em Campo Mourão, a Secretaria de Saúde vem registrando desde a véspera de Natal um aumento significativo de pacientes com sintomas de gripe e também de Covid-19. A UPA, por exemplo, iniciou o ano lotada. Nos hospitais, a busca por atendimento também teve elevação.

“É imprescindível que os cuidados especialmente com a higiene das mãos e uso de máscara sejam mantidos”, ressaltou, preocupado, o secretário de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos.

A preocupação da Saúde é com o retorno de viagem de moradores que estão em outros estados e regiões litorâneas. Além disso, no dia a dia, é possível observar pelas ruas da cidade que muitos moradores deixaram de utilizar a máscara, imprescindível para proteção contra o vírus.

Comcam

O aumento de confirmações da Covid-19 vem sendo registrado em toda a Comcam, conforme os boletins divulgados diariamente pelos municípios. Até ontem, desde sexta-feira da semana passada, a região registrou 165 novos casos em 16 municípios. A Comcam ultrapassa 47 mil confirmações de coronavírus. Os óbitos totalizam 1.080.