Mesmo com fim de obrigatoriedade, Bispo de CM pede a fiéis que mantenham uso da máscara

O Governador do Paraná decretou na última semana, a liberação do uso de máscara de proteção facial tanto em locais abertos quanto fechados. O acessório é uma das principais medidas de prevenção contra a disseminação da Covid-19. Vale lembrar que o País ainda está com ‘status’ de pandemia da doença. Assim como o mundo.

Apesar do novo decreto vigente Estado, o bispo diocesano de Campo Mourão, Dom Bruno Elizeu Versari publicou uma carta aberta à sociedade em que repassa orientações sobre o uso do acessório. O religioso faz também recomendações à Semana Santa.

Na carta, Dom Bruno pede ao fiéis para que mantenham o uso da máscara, pelo menos durante a Semana Santa, quando as igrejas deverão reunir um grande número de pessoas para as celebrações.

“Em respeito às pessoas mais vulneráveis, idosos, portadores de comorbidades, ou que ainda não estão com a vacinação completa, orientamos que sempre que possível, durante as celebrações ou demais encontros, seja mantido o uso da máscara (não obrigatório), higienização constante das mãos, ventilação adequada em locais fechados e distanciamento social”, pede o bispo na carta.

Dom Bruno ressalta que as orientações deverão ser observadas ‘principalmente pelos padres e membros da equipe de celebração e demais lideranças, ao menos até a Festa da Divina Misericórdia’, no próximo dia 24 deste mês. “Não é aconselhado a distribuição da comunhão sob as duas espécies e na boca. Ainda nos preocupa o fato de ainda não estarmos totalmente seguros para voltar plenamente aos antigos costumes e hábitos”, acrescenta o documento.

O uso de máscaras era obrigatório no Estado desde 28 de abril de 2020. A liberação do acessório em locais fechados foi decidida no dia 29 de março. Em Campo Mourão, apesar da liberação, é grande ainda o número de moradores que continuam fazendo o uso do acessório.